O País – A verdade como notícia

Vendas de Moçambique ao mundo aumentam em 218 milhões de Dólares

As vendas de bens para o resto do mundo renderam às empresas que operam no país cerca de 6.2 mil milhões de dólares de Janeiro a Setembro de 2024. O valor ultrapassa o alcançado em igual período de 2023 em 218 milhões.

De acordo com o Relatório Trimestral da Balança de Pagamentos, de Janeiro a Setembro do ano 2024, as vendas de bens pela economia moçambicana para o resto do mundo renderam ao país cerca de 6,2 mil milhões de dólares.

O valor, sustentado basicamente pelo aumento das vendas dos produtos dos Grandes Projectos e da economia tradicional, é 218 milhões de dólares acima do que havia sido alcançado em igual período do ano de 2023. 

“No caso dos produtos dos Grandes Projectos, destacam-se os da indústria extractiva (com ênfase no gás natural), que cresceram 2,6 %, totalizando 3 386,7 milhões de dólares, assim como, os produtos de energia eléctrica, que aumentaram 7,2 %, alcançando 535,0 milhões de dólares”, refere o documento.

Por sua vez, o aumento dos produtos exportados pela economia tradicional foi de 77 milhões de dólares, totalizando 1 528,1 milhões. O destaque vai para produtos agrícolas, que geram receitas de 79 milhões de dólares.

Em contrapartida, os produtos que viram as suas vendas ao exterior caírem estão o carvão mineral, com uma queda de 4,8 %, o alumínio, com uma diminuição de 7,2 % e as areias pesadas, com menos 44,8 milhões de dólares.

A Índia, com 1 166 milhões de dólares, foi o principal destino das exportações de Moçambique, representando 19,0 % do total. A África do Sul ocupa a segunda posição, com uma participação de 15,0% do total das exportações.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos