O País – A verdade como notícia

Venâncio Mondlane recorre à justiça para obrigar Ossufo Momade a realizar Congresso

O candidato da Renamo na Cidade de Maputo nas últimas eleições autárquicas e deputado na Assembleia da República, Venâncio Mondlane, submeteu hoje uma providência cautelar no Tribunal Judicial da Cidade de Maputo para “repor a democracia” no partido, visto ter terminado o mandato de Ossufo Momade como presidente da Perdiz em janeiro passado. Mondlane questiona a não realização do congresso do partido.

O mandato de Ossufo Momade na liderança da Renamo terminou no dia 17 de Janeiro passado. O que se tem notado é que, ainda que fora do mandato, Momade continua a mandar no partido.

Mesmo fora do mandato, Ossufo Momade, através da secretaria-geral do partido, afastou vários delegados e membros da Renamo, segundo denúncia Venâncio Mondlane na província de Cautelar.

Mondlane denunciou ainda o impedimento do exercício das liberdades políticas de alguns membros, que chegam a ser impedidos de aceder às instalações do Partido.

“Se o Partido diz ser fundador da democracia em Moçambique, então deve funcionar como uma instituição democrática, onde os direitos e deveres de cada membro devem ser respeitados. Entretanto, entende que na falta de uma explicação cabal sobre a não realização do Congresso até ao momento é de vital importância que as Instituições da Justiça possam repor a ordem democrática, constitucional e estatutária dentro do Partido RENAMO”.

De acordo com Venâncio Mondlane, os delegados da Cidade de Maputo, Maxixe, Nacala-Porto, Zambézia, Moatize e outros já foram substituídos por alegadamente estarem a apoiar uma mudança no Partido.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos