O candidato presidencial, suportado pelo partido PODEMOS, Venâncio Mondlane, continua a sua campanha pela província de Tete, no distrito de Macanga, onde prometeu água e energia, caso seja eleito.
“Vocês aqui tem um rio muito grande que passa por aqui, que é o rio Zambeze… mas muitas famílias que estão aqui não têm água potável nas suas casas. Então, nós queremos instalar centros de tratamento da água e distribuição, para toda a população de Tete ter água na sua casa.
Toda a população, todas as famílias que não conseguem pagar água, o Governo é obrigado a dar água a todas as famílias pobres e necessitadas”, disse o candidato.
Mondlane prometeu ainda que o seu governo fará com que Cahora Bassa beneficie a população de Tete.
“Aqui em Tete, vocês tem a chamada Cahora Bassa é nossa, mas a maior parte das famílias aqui não têm energia nas suas casas. Muitas famílias aqui, para ter luz em casa e ver alguma coisa, usam nhale”, disse o candidato, prometendo que no seu governo a situação será mudada.
Aos combatentes, garantiu que vai elaborar um Estatuto do Combatente, no qual todos terão direitos iguais e os filhos terão bolsas de estudo para o ensino primário e secundário.
“Eu sou o único candidato que sempre falou, desde muito tempo… Esse tipo de pensão que estão a dar aos desmobilizados da Renamo, não só é uma injustiça, como também é uma vergonha. Por isso é que nós queremos elaborar o estatuto do combatente, não interessa se combateu para a luta de libertação, não interessa se combateu para a luta de democracia, não interessa se está a combater hoje em Cabo Delgado, todo o combatente deve ser tratado de igual maneira”, disse.
Depois de Tete, Venâncio Mondlane chega ao fim da tarde desta sexta-feira à Cidade de Maputo.