O País – A verdade como notícia

Venâncio Mondlane declara-se vencedor das eleições

Foto: O País

O candidato a Presidência da República, Venâncio Mondlane declara-se vencedor das eleições de quarta-feira em 25% das mesas de voto já processadas, por uma equipa de suporte a sua candidatura. Os dados indicam, disse esta noite em conferência de imprensa, dão 51% de votos para Mondlane e 41% para o candidato Daniel Chapo.

Caso se confirme esta tendência, Venâncio Mondlane diz-se aberto a fazer uma transição governativa pacífica, sem precisar ir ao que chama de “outros meios”.

“Ontem fizemos uma live para demarcar um posicionamento, o posicionamento é a declaração inequívoca da vitória. E, depois, foi já termos constituído uma Comissão que chamamos de comissão governativa para a transição pacífica e, que não haja necessidade para avançar para outras formas de luta e de resistência que estejam fora do padrão de manutenção da paz”, disse.

O candidato diz que no momento tem uma vatagem de pelo menos 10% em relação ao candidato presidencial da Frelimo, Daniel Chapo, e insiste em uma transição pacífica e democratica.

“Estamos a dar um sinal de que somos uma equipa, que, querendo, pode sentar-se com o regime do dia e negociar-se como essa transição é a mesma ser feita de forma democrática, diplomática e de acordo com os princípios da paz”, insistiu.

Venâncio encerrou sua intervenção a denunciar que muitos distritos do país não têm “condições objectivas para concluir o apuramento intermédio” e acusou o partido no poder de estar a “fabricar editais falsos com números superiores aos dos votantes”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos