O País – A verdade como notícia

Interdita captura de camarão e caranguejo a partir de Novembro

A Baía de Maputo, o Rio Limpopo e as províncias de Inhambane e Sofala registam escassez de caranguejo de mangal e de camarão de superfície. É por isso que a pesca destes mariscos estará vedada a partir de 1 de Novembro.

A pesca do caranguejo do mangal estará interditada de 1 de Novembro a 31 de Dezembro. Já a proibição de pesca do camarão de superfície deverá durar cerca de quatro meses, isto é, de 15 de Novembro a meados de Março. A interdição abrange a Baía de Maputo, que está entre a Cidade e a Província de Maputo, a foz do Rio Limpopo, na província de Gaza, e as províncias Inhambane e Sofala.

“A captura estará interditada para garantir que as espécies se reproduzam. De Novembro a Dezembro, começa a desova, e em Janeiro estes mariscos ainda têm tamanho pequeno”, disse César Maphossa, porta-voz do Inamar.

O Instituto Nacional do Mar diz que há actividades em curso, para garantir que ninguém pesque camarão nem caranguejo durante o período de veda. Entretanto, há sanções que poderão ser aplicadas aos infractores.

“A apreensão do pescado é uma das medidas que podem ser aplicadas, [outra] é a venda do mesmo em hasta pública e, em última instância, é privada a liberdade do prevaricador”.

A ideia é garantir a reposição de stock na próxima campanha de pescas.
O INAMAR alerta ainda que todos os estabelecimentos de venda destes mariscos devem ter uma declaração sobre a proveniência, durante o período de veda, para evitar apreensões.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos