Desde o dia 20 de Outubro, mais de quatro milhões de pessoas foram vacinadas contra a COVID-19 nesta terceira fase da campanha de vacinação, que tem como previsão imunizar sete milhões de pessoas, com idades superiores a 30 anos de idade.
Deste número pouco mais de um milhão de pessoas já estão completamente vacinadas. Segundo o director da Campanha de vacinação massiva, Ivan Manhiça, por dia, em média, cerca de 150 mil pessoas são vacinadas em todo o país. Em dias de mais movimento, o número ultrapassa os 200 mil e, aos fins-de-semana, vacinam-se pelo menos 100 mil pessoas.
“Volvidos cerca de 30 dias, já fizemos um pouco mais de 50 por cento daquilo que esperamos fazer até Março de 2022, o que significa que o balaço é positivo”, disse.
Conforme explicou a fonte, a primeira fase tinha como previsão 15 dias para administração da primeira dose, ou seja, terminaria a 03 de Novembro, mas, por conta da adesão e da disponibilidade de vacinas, o fim passou para 16 deste mês e, mais uma vez, foi alargado para 27 de Novembro em curso.
“Enquanto tivermos disponibilidade de vacinas, vamos continuar a vacinar para que, de forma mais rápida, tenhamos mais pessoas vacinadas e tenhamos mais pessoas protegidas contra COVID-19, pois, acelerando a vacinação, conseguiremos enfrentar sem grandes problemas a quarta vaga da pandemia”, referiu Manhiça.
Assim, segundo o director do programa, depois de 27 de Dezembro, iniciará a administração da segunda dose da vacina, que será interrompida de 20 de Dezembro a 05 de Janeiro de 2022.
O fim da terceira fase está previsto para Março de 2022. “No nosso país, usamos três vacinas, a Jhonson & Jhonson que é de dose única, temos a Verocell cujo intervalo entre as duas doses é de 21 dias e que será concluída a toma da segunda dose ainda este ano, e temos também a AstraZeneca cujo intervalo entre as doses é de oito semanas”, descreveu a fonte.
Desde o início da vacinação em Março deste ano, já tomaram a primeira dose mais de seis milhões de pessoas e, dessas mais de três milhões de pessoas, já estão completamente vacinadas.