Paulus Gerdes viveu entre 1952 e 2014. Escreveu vários livros, como "As aventuras do mundo dos triângulos", "Karl Marx: arrancar o véu misterioso" e "Lunda Geometry". É este o etnomatemático que a UP homenageia, esta tarde, na sua sede, em Maputo, com a inauguração de um espaço com o seu nome na Biblioteca Central.
Presente no acto, a viúva de Paulus Gerdes agradeceu o gesto, tendo deixado à universidade um espólio do autor.
Segundo entende Jorge Ferrão, Reitor da UP, Paulus Gerdes foi um dos maiores etnomatimáticos que o país teve. Daí ter recebido o prémio excelência atribuído pela comissão nacional dos 50 anos do ensino superior em Moçambique. Gerdes recebeu também a medalha Bagamoyo, pelo trabalho que desenvolveu, entregue pela Assembleia da República. "Precisamos criar novos Paulus Gerdes na nossa universidade. É muita responsabilidade que a UP tem de criar novos Gerdes e pautar por excelência", disse Ferrão, convidando a todos a fazer do espaço Paulo Gerdes um local de conhecimento.
A inauguração do espaço Paulus Gerdes contou com a presença da filha do Professor, quem agradeceu a UP por reconhecer a vida e obra do pai. E porque a música é património cultural para diferentes momentos em África, Cheny Wa Gune tocou a sua timbila como um tributo ao saber.
Paulus Gerdes é filho de Otto Gerdes e Marie José Gerdes.