A Universidade Pedagógica assinou, ontem, acordos de cooperação académica, científica e cultural com universidades de Portugal, Angola e Brasil (do Porto, Lueji Ankonde e Universidade Federal de Pernambuco).
Os acordos têm como objectivo permitir o intercâmbio de professores, estudantes e técnicos administrativos das instituições, com vista a impulsionar a pesquisa, ensino, extensão e gestão universitária.
Segundo Jorge ferrão, reitor da UP, a parceria encaixa-se na filosofia da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que prevê programas de cooperação em várias áreas, neste caso a científica e de ensino superior.
Para Maria Marinho, professora doutora na Universidade do Porto, a cooperação entre as duas universidades é fundamental e serviu para reassinar o acordo que havia caducado.
“A universidade angolana é conta com ajuda da Universidade Pedagógica em projectos de mestrado e doutoramento”, disse Carlos Yoba, reitor da universidade Lueji Ankonde.
O reitor da Universidade Federal de Pernambuco, Anísio Brasileiro, ressaltou a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e o facto de a extensão poder ser parte do plano curricular dos cursos. “Estamos resignificando esse processo formativo de maneira integrada. A extensão é direito do estudante”, disse.