O País – A verdade como notícia

Crentes da Igreja Velha Apostólica exigem afastamento do líder apóstolo

Foto: O País

Dezenas de crentes juntaram-se, ontem, na Igreja Velha Apostólica de Moçambique, no bairro Sikwama, na Matola, em protestos contra o apóstolo que lidera a congregação nas províncias de Maputo e Gaza. Os religiosos acusam Jaime Matlhombe de escândalos sexuais, curandeirismo, criminalidade e fraude financeira.

Enchentes e agressões caracterizaram a Igreja Velha Apostólica de Moçambique, localizada no bairro Sikwama, Município da Matola, na manhã deste domingo. É mais uma manifestação que envolve crentes que fazem várias acusações ao apóstolo líder da igreja.

A indignação continua a tomar conta de muitos crentes, havendo grupos que prometem recorrer a outras vias para impedir que o “Pai apóstolo” aceda às capelas da Igreja Velha Apostólica.

“Algemaram-me quando tentava socorrer uma irmã. Eles ameaçaram uma irmã com recurso a uma faca. Que tipo de líder é esse que admite indivíduos dessa conduta no seio da igreja? Até agora, tenho marcas nas mãos por causa das algemas”, disse Alberto Muchanga, um crente.

Há, também, relatos de perseguições e ameaças. Alguns agentes da Polícia da República de Moçambique também são indiciados por defender interesses do líder da Igreja Apostólica.

“Foi-me ameaçada hoje de manhã pelo superintendente Mateus Ngoenha. Ele tirou a faca das meias, quando protestávamos, e tentou usá-la contra mim, mas, graças a Deus, os irmãos da igreja vieram e protegeram-me”, denunciou Cidália Magaia.

O facto é que os crentes exigem que Jaime Matlombe se retire do poder devido à sua má conduta. Escândalos sexuais e financeiros, curandeirismo e criminalidade são os problemas apontados por alguns dos crentes.

“Ele cometeu adultério e deve afastar-se da posição em que se encontra. É inadmissível. Envolveu-se com a esposa de um irmão nosso. Ele não é um homem de Deus para parar em frente dessas almas todas e invocar o nome do Senhor”, afirmou Ilídio Mavume.

De acordo com os revoltados, o apóstolo Jaime Matlombe esvazia os cofres da igreja para benefício próprio.

A Igreja Velha Apostólica tem a sua sede na África do Sul.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos