O País – A verdade como notícia

Uff! A festa vai começar…

A Stv Notícias transmite, sábado, às 14h30, a abertura do campeonato nacional de futebol e o duelo entre a Associação Black Bulls e União Desportiva do Songo. Domingo, o confronto entre os Ferroviários de Maputo e Beira será igualmente transmitido na Stv Notícias.

Rola a bola no Moçambola, a partir de sábado, para no final de uma maratona de 22 jornadas se encontrar o dono da bola (campeão nacional) e quem rebola (equipas despromovidas). A longa espera para os aficionados do futebol moçambicano vai, finalmente, chegar ao fim.

No Complexo do Tchumene, na Matola, o campeão Black Bulls pisca o olho a uma vitória na recepção a todos os anos revigorada União Desportiva do Songo.

Começar a época 2022 tal como terminou a 2021 é objectivo primordial dos “touros” que, este ano, tem a responsabilidade de representar o país nas “Afrotaças”. A conquista, semana passada, da Supertaça Mário Esteves Coluna terá sido um factor motivacional para a Black Bulls embalar. Estreante como treinador principal, Inácio Soares não quer viver na sombra de Hélder Duarte, pelo que é “mister” dizer que vencer e embalar para uma boa campanha na prova é objectivo principal neste duelo. Mas atenção que a União Desportiva do Songo não vem a Maputo Província para “esticar” o tapete vermelho aos “touros”. Falhado o objectivo de chegarem ao título ano passado, quando ficaram pelo terceiro lugar com 46 pontos, os “hidroeléctricos” apontam para o trono.

No confronto entre os dois conjuntos no Moçambola-2021, houve registo de uma goleada imposta pelos “touros” aos “hidroeléctricos” por 4-1, em desafio da 5ª jornada realizado no Songo. Ejaita foi o “cara” ao assinalar um “hatrick”. Melque entrou na festa e fez também balançar as redes do Songo. Candinho marcou o golo solitário da União Desportiva do Songo.

Domingo, na conclusão da ronda inaugural do Moçambola-2022, há seis partidas. O destaque vai, sem sombra de dúvidas, para o duelo entre os Ferroviários de Maputo e Beira. Dois históricos e campeões nacionais travam argumentos na estreia. Um factor interessante é que tanto os “locomotivas” da capital quanto os do “Chiveve” apostaram em novas equipas técnicas, indo ao estrangeiro contratar os seus treinadores principais. Wedson Nyirenda regressa ao comando técnico do Ferroviário da Beira, conjunto que bem conhece e deixou numa boa posição para a conquista do título em 2016, na Vila do Songo. Jean Francois Losciuto, belga, marca a sua estreia no campeonato nacional e, é bom que se diga, num conjunto bastante exigente que precisa de se reencontrar com os títulos.

Na temporada passada, o Ferroviário de Maputo e o da Beira bateram-se na 8ª jornada com os “locomotivas” do Chiveve a vencerem em pleno “Caldeirão” por um zero. Kido, à passagem do minuto 71, foi o autor do golo do vice-campeão nacional. Na 21ª jornada da prova, nova vitória do Ferroviário da Beira (1-0) com Mutong a ser o homem do jogo. No outro extremo do país, ou melhor, em Nacala, há um jogo a ter em conta.

Ferroviários de Nacala e Nampula batem-se num jogo de alto risco. Aqui, diga-se, há que se chamar atenção aos adeptos para que se comportem com “fair play”. Com um conjunto formado por jogadores experientes, o Ferroviário de Nampula de Nelson Santos quer fazer diferente da trémula prestação na época passada em que esteve mesmo à beira de descer de divisão. Na turística Vila de Vilankulo, o Costa do Sol de Artur Semedo vai bater-se com a Associação Desportiva local.

Em casa, a ADV quer mandar e contrariar o clube mais titulado do país. Vencedor da Liga Jogabets, o também renovado Costa do Sol vai procurar, este ano, recuperar o título perdido para a Associação Black Bulls no campeonato nacional. Sem muita pressão e, acima de tudo, num contexto de um plantel menos oneroso, a Associação Desportiva de Vilankulo pretende estar entre os lugares a meio da tabela classificativa.

Em Hanhane, na Matola, a Liga Desportiva de Maputo bate-se com o Matchedje de Mocuba, conjunto que vai certamente lutar pela manutenção. A Liga Desportiva, claramente com um orçamento mais reduzido nos últimos anos, procura a melhor classificação possível. Equipa sensação da temporada 2021, ocupando a prestigiante 4ª posição, o Ferroviário de Lichinga inicia a sua campanha em casa diante do imprevisível quanto intranquilo Incomáti. Começar bem é sempre bom, sobretudo, diante dos seus adeptos. E Antoninho Muchanga sabe muito bem disso.  Lembrar que a Comissão de Licenciamento de Clubes agendou para o dia 12 de Maio o arranque das inspecções aos campos dos clubes do Moçambola, para a sua aprovação e licenciamento.

CINCO TREINADORES ESTRANGEIROS

O campeonato nacional de futebol, na sua versão 2022, irá contar com cinco treinadores estrangeiros e sete moçambicanos. No que diz respeito aos estrangeiros, há a assinalar a estreia como treinador principal do português Inácio Soares (Black Bulls), o regresso do zambiano Wedson Nyirenda (Ferroviário da Beira),  o sérvio Srdjan Zivojnov (União Desportiva do Songo), o belga Jean-François Losciuto (Ferroviário de Maputo) e português Nelson Santos (Ferroviário de Nampula).

A prata da casa é assim distribuída: Dário Monteiro (Liga Desportiva de Maputo), Artur Semedo (Costa do Sol), Artur Macassar (Ferroviário de Nacala), Artur Comboio (Incomáti de Xinavane), Eurico da Conceição (Associação Desportiva de Vilankulo), Antoninho Muchanga (Ferroviário de Lichinga)   e Nacir Armando (Matchedje de Mocuba).

 

QUADRO DE JOGOS

Sábado, 7 de Maio

Black Bulls   vs UD Songo

Domingo, 8 de Maio

Ferroviário da Beira vs Ferroviário de Maputo

Ferroviário de Nacala   vs Ferroviário de Nampula

AD Vilankulo   vs  Costa do Sol

LD Maputo   vs Matchedje Mocuba

Ferroviário de Lichinga   vs Incomáti

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos