O País – A verdade como notícia

Tsenane expõe “Diálogos transcendentais” na Galeria Arte de Gema

O artista plástico Tsenane vai proceder à inauguração da exposição individual intitulada “Diálogos transcendentais”, pelas 16 horas do dia 18 deste mês de Novembro, na Galeria Arte de Gema, na Cidade de Maputo.

Para Galeria Arte de Gema, “Diálogos transcendentais” desenha preocupações internas, entrelaçando as delicadas teias da fé, da identidade cultural, da compreensão mútua e do amparo. As telas e cerâmicas de Tsenane são palcos, que em si enceram outros multifacetados palcos da existência que não apenas exploram as intricadas tramas da cultura, existencialismos e antropologia, mas também os transformam em espaços vibrantes, repletos de vida, lugares dinâmicos e provocativos.

A nota de imprensa da Galeria Arte de Gema avança ainda que o artista cria cenários onde as narrativas se desdobram, desafiando tabus sociais e ou religiosos, enquanto mergulha no sincretismo religioso e na hibridez cultural da sociedade. Nos entrançados palcos de Tsenane, várias vidas se entrecruzam e ou co-existem num espaço. Aprecia-se a terra, metaforizada como um palco, representando os desafios, experiências, relações e transformações que enfrentamos na jornada diária.

“Há também o palco da ancestralidade que captura a essência da interconexão espiritual e cultural entre as gerações, proporcionando um espaço para honrar, aprender e se inspirar nas tradições ancestrais e o palco da mente que representa os vários territórios do pensamento onde as ideias e sonhos ganham vida. Em aglutinação se faz fortemente presente o palco do aconchego, que evoca uma sensação de calor humano, onde a alma encontra refúgio nas ternas conexões emocionais humanas”, lê-se na nota de imprensa sobre a exposição que conta com a curadoria de Élia Gemuce e Ventura Mulalene.

“Diálogos transcendentais” é o título da sua segunda exposição individual de Tsenane.

Tsenane nasceu a 24 de Maio de 1979, em Maputo, e iniciou a sua actividade artística em 1994, na ADPP-Cidadela das Crianças. Em 2003, ingressou na Escola Nacional de Artes Visuais, onde cursou cerâmica. É licenciado em Artes Visuais pelo Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC) – 2013. Actualmente, frequenta o Mestrado em Design e Multimédia na Universidade Pedagógica de Maputo. É Professor Assistente nas cadeiras de Escultura e Projecto no ISArC e de Arte e Cultura de Moçambique no Instituto Superior Maria Mãe de África. Participa em exposições desde 1997, tendo efetuado a sua primeira individual em 2008. Foi laureado com vários prémios ao longo da sua carreira nas diversas categorias, tais como terceiro Prémio de Pintura no Cine África, 2001; primeiro Prémio de Cerâmica Bienal TDM – Museu Nacional de Arte, 2001; Menção Honrosa de Pintura na Bienal TDM – 2009 – Museu Nacional de Arte; Menção Honrosa de Cerâmica na Bienal TDM – Museu Nacional de Arte; Menção Honrosa de Cerâmica na Bienal TDM – 2011 – Museu Nacional de Arte.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos