O Presidente dos Estados Unidos, Donal Trump, anunciou primeira medida de tomada de ação do governo no sentido de reformar o uso de armas nos Estados Unidos. Para concretizar a acção Trump assinou um decreto que permita banir os dispositivos ‘bump stock’, um acessório que se acopla às armas semiautomáticas para que estas disparem de forma contínua, como uma arma automática, tornando-as mais letais, escreve o Notícias ao Minuto.
O presidente norte-americano, intensamente criticado nos últimos dias pela inação do governo no tema do controlo de armas, fez o anúncio esta terça-feira a partir da Casa Branca, onde informou que deu a ordem ao Departamento de Justiça para criar uma lei que torne ilegal a venda destes dispositivos.
O ‘bump stock’, recorde-se, foi o dispositivo utilizado no ano passado por Stephen Paddock, quando se instalou no 32.º andar do Hotel Mandalay Bay, em Las Vegas, e abriu fogo contra o recinto de um festival de música country, matando 59 pessoas e ferindo 527, naquele que foi considerado o pior massacre com armas de fogo da história dos Estados Unidos.
Na altura, a Associação Nacional das Armas de Fogo da América (National Rifle Association, NRA), o maior lóbi de armas de fogo dos Estados Unidos, veio a público pedir um controlo mais rígido na venda destes dispositivos. O pedido será agora oficializado, após pressão sobre a administração de Donald Trump, que, relembre-se, foi financiado em vários milhões de dólares pela poderosa NRA.