O País – A verdade como notícia

Trump pede “procurador especial” para verificar documentos confiscados

Foto: NBC News

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump pediu, esta segunda-feira, a um tribunal da Florida para que seja nomeado um ‘procurador especial” neutro para inspecionar os documentos confiscados pelo FBI da sua mansão de Mar-a-Lago, ecsreve o Notícias ao Minuto.

O pedido foi incluído num processo judicial, o primeiro da equipa jurídica de Trump em duas semanas após as buscas, que visa amplamente a investigação do FBI sobre a descoberta de documentos confidenciais em Mar-a-Lago.

O documento classifica as buscas de 08 de Agosto, na qual o FBI adiantou ter recuperado 11 conjuntos de documentos secretos.

Os advogados do antigo chefe de Estado, segundo o Notícias ao Minuto, dizem ainda que houve cooperação durante meses, enquanto agentes federais examinavam a presença de registos presidenciais e documentos classificado em Mar-a-Lago.

O processo solicita especificamente a nomeação de um “procurador especial” sem relação com o caso, que seria encarregado de verificar os registos confiscados de Mar-a-Lago e descartar aqueles que estão protegidos pelo privilégio executivo, um princípio que permite aos presidentes bloquear documentos de divulgação pública.

“Este assunto chamou a atenção do público americano. Salvaguardas meramente adequadas não são aceitáveis quanto o assunto em questão envolve não apenas os direitos constitucionais do presidente Trump, mas também a presunção de privilégio executivo”, observou a defesa do antigo chefe de Estado.

De forma separada, um juiz federal reconheceu na segunda-feira que as propostas de redação de uma declaração do FBI podem ser tão extensas que tornariam o documento “sem sentido” se fosse divulgado.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos