O País – A verdade como notícia

Guerra na Ucrânia não tem fim à vista, diz Guterres 

Foto: Correio Braziliense

Ainda não há condições para o fim da guerra na Ucrânia. Quem o diz é o secretário-geral das Nações Unidas. António Guterres diz não haver condições para a negociação da paz.

Cerca de um ano depois do início da guerra na Ucrânia, o secretário-geral das Nações Unidas afirma que não há condições para o fim do conflito, muito menos para a negociação da paz.

O dirigente das Nações Unidas diz que a organização está, neste momento, a trabalhar para garantir assistência aos civis.

“Aquilo que nós, Nações Unidas, temos procurado fazer, para além de ajuda humanitária, é a exportação de alimentos, a evacuação em Azovstal, pondo os nossos bons ofícios ao serviço da minimização de aspectos humanitários em relação ao povo ucraniano e em aspectos económicos em relação à situação global”, disse.

Guterres considerou que a ONU tem sido bem-sucedida no trabalho que tem vindo a fazer, mesmo não havendo previsão para o fim da guerra.

“Corremos o risco desta guerra se adiar e espero sinceramente que possamos encontrar uma solução até ao final de 2023. Mas, no momento, essa solução não está à vista”, vincou Guterres.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos