O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu ao Tribunal Supremo para autorizar a sua ordem executiva de banimento da entrada nos Estados Unidos de indivíduos de seis países maioria muçulmana, escreve a Voz da América.
O Presidente e a sua administração insistiram que a ordem executiva que pretende restringir viagens aso Estados Unidos não era um banimento, mas Trump escreveu hoje no Twitter que é.
“As pessoas, advogados e tribunais podem chamar como quiserem, mas eu chamo tal como devemos fazer e pelo que é, Banimento de Viagens,” escreveu Trump no Twitter.
Minutos depois, Trump escreveu: “O Departamento de Justiça deveria ter considerado o banimento de viagens inicial, não a versão politicamente correcta e diluída que submeteu ao Tribunal Supremo”.
Para Trump, "o Departamento de Justiça deve pedir uma audiência acelerada do banimento de viagens junto ao Tribunal Supremo e trabalhar numa uma versão mais rígida".
Os países visados pela ordem são Iraque, Síria, Irão, Sudão, Líbia, Somália e Iémen
Trump volta a reconsiderar a interdição da entrada de cidadãos destes países aos Estados Unidos após sucessivos ataques terroristas na Europa, o último dos quais registados, sábado último, na Inglaterra, causando a morte de sete pessoas e 48 feridos.