O Presidente norte-americano, Donald Trump, revelou, este sábado, que vai adiar uma a deportação de imigrantes ilegais a residir nos Estados Unidos por duas semanas. Donald Trump diz que vai dar tempo aos congressistas norte-americanos para encontrarem soluções para as fronteiras.
O anúncio foi feito depois de a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, apelar ao Presidente norte-americano na passada sexta-feira para que suspendesse a operação.
Na segunda-feira, Donald Trump tinha afirmado que iria deportar milhões de imigrantes que se encontram ilegais nos Estados Unidos, no fim da semana voltou à carga para dar uma trégua de quinze dias.
Em publicação no Twitter, o presidente norte-americano referiu que a pedido dos democratas tinha decidido adiar o processo de deportação para dar aos dois partidos a oportunidade de encontrar uma solução para os problemas de asilo e os vazios legais na fronteira com o México.
"A pedido dos democratas, adiei o Processo de Remoção da Imigração Ilegal (deportação) por duas semanas para ver se democratas e republicanos conseguem entender-se numa solução" para as questões relacionadas com os problemas de imigração na fronteira sul dos Estados Unidos, anunciou o chefe de Estado norte-americano na rede social 'Twitter'. "Caso contrário, as deportações começam", acrescentou.
A líder da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, não tinha poupado nas críticas à proposta inicial, referindo que eram medidas "sem coração" que iriam destruir famílias e aterrorizar as comunidades do país.
Nancy Pelosi já reagiu ao adiamento, também no Twitter, referindo que este era bem-vindo, que era necessário tempo para uma reforma da imigração compreensiva e que as famílias devem permanecer juntas.