O País – A verdade como notícia

Talapa reconhece que salários mínimos são muito baixos

A ministra do Trabalho reconhece que os salários mínimos aprovados, recentemente, estão longe de responder às necessidades dos trabalhadores. Margarida Talapa diz que as empresas mais rentáveis podem renegociar melhores salários com os seus colaboradores.

Margarida Talapa participou, na Praça dos Heróis, Cidade de Maputo, nas cerimónias centrais do Dia Internacional do Trabalhador, onde reconheceu que os salários mínimos estão entre as maiores preocupações da massa laboral.

“O salário não é o desejável; temos a consciência de que estamos aquém do desejado para satisfazer as necessidades dos trabalhadores, mas também não podemos ir além daquilo que é a situação real das empresas”, disse Talapa, explicando que a tabela aprovada corresponde ao possível, a olhar para a produção actual das empresas.

“Os salários mínimos aprovados são os limites mínimos, mas as empresas que produzem mais podem negociar de modo a melhorar aquilo que for possível, em função da rentabilidade das mesmas.”

Os novos salários mínimos foram anunciados, na semana passada, com subida de 600 Meticais em todos os sectores.

Sobre os direitos dos trabalhadores, a ministra diz que ainda persistem violações.

“O trabalhador tem que ter condições mínimas de no local do trabalho, tem que ter no mínimo um lanche, mas temos visitado empresas que não respeitam esses aspectos.”

Margarida Talapa apela ao reforço do diálogo entre os trabalhadores e os patrões para a melhoria da relação laboral.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos