O País – A verdade como notícia

Troféu da Cosafa atraiu perto de 100 pessoas em dois dias de exibição

Perto de uma centena de adeptos visitou, entre domingo e segunda-feira, a Federação Moçambicana de Futebol (FMF) para ver e tirar fotografias com o troféu conquistado pelos “Mambinhas” no Torneio da Cosafa. Alegria e orgulho foram os sentimentos transmitidos pelas pessoas entrevistadas pelo “O País”.

Estilo aqui, estilo acolá…e não era para menos. Há que ficar bem na fotografia porque é mesmo para exibir e ficar para a posteridade. Muita alegria justificava-se, pois em 45 anos de independência, o país nunca tinha subido tão alto no futebol. Emoção, curiosidade e orgulho eram os sentimentos que naturalmente transbordavam para os que estiveram aqui. “Estou muito feliz saí de casa para apenas ver, apreciar e tirar várias fotografias com o nosso troféu. É a primeira vez que vejo in loco um troféu dessa dimensão. Estou emocionado e feliz por ter conseguido fazer o registo desta taça”, descreveu o jovem Júlio Magaia para depois avançar que “estas fotos irei mostrar a minha família, amigo e vizinhos e obviamente irei colocar nas redes sociais para que mais pessoas saibam que o troféu é real”, concluiu.

O mesmo sentimento de alegria foi transmitido por Tacarindua Merisse, jovem universitário oriundo da província de Manica. “Não tinha como perder esta oportunidade. Programei-me logo que soube. Estou a registar este momento para que no futuro possa-me lembrar que tive esta oportunidade. Para que apesar de tantas vicissitudes, o ano de 2020 teve algumas alegrias”, justificou para, em seguida, vaticinar o futuro dos jovens jogadores.

“Eles foram brilhantes, souberam representar a nossa bandeira. Souberam sofrer por nós e acredito que os treinadores estão atentos e poderão chamar alguns deles para os próximos compromissos da selecção A que está na corrida para o Campeonato Africano das Nações (CAN)”, acreditou.

Quanto ao futuro do troféu, ainda não há certezas sobre onde será depositado, sendo que, agora, a preocupação é com o processo de preparação dos jogadores para o CAN de Fevereiro.

Assim foram os dois dias de exibição da maior conquista que o país já assistiu em futebol.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos