O País – A verdade como notícia

Três pessoas mortas e 99 vítimas de traumas no Natal

Foto: O País

Três pessoas morreram nos festejos do Natal. A informação é do médico-chefe do Banco de Socorros do Hospital Central de Maputo. Segundo Justino Madeira, o hospital registou entrada de 175 pacientes nas últimas 24 horas.

Em 2021, no Hospital Central de Maputo, entraram 281 pacientes no Dia da Família, número reduzido se comparado ao do ano passado. O que também reduziu é o número de mortes – este ano morreram três pessoas contra sete do ano passado.

“Tivemos dois óbitos a nível do Banco de Socorros, um por trauma devido a um acidente de viação, e o paciente entrou com um traumatismo craniano encefálico grave e outro foi por doença, era um idoso, que tinha uma broncopneumonia e infelizmente a pediatria registou um óbito de um menor que já era seguido no hematologista-oncologista pediátrico, e tinha um cancro”, avançou o médico-chefe do Banco de Socorros do Hospital Central de Maputo, Justino Madeira.

O médico-chefe do Banco de Socorros do Hospital Central de Maputo revela que, no Natal deste ano, há mais vítimas de traumas relacionados a diversas situações, com destaque para vítimas de acidentes de viação.

“Tivemos um elevado número de pacientes vítimas de traumas, e em termos de mecanismos de traumas, destes 99 pacientes, 13 foram por queda, 32 vítimas de acidente de viação, 27 casos de agressão física, entre os quais quatro por violência doméstica; tivemos três casos de queimaduras por líquidos quentes e dois casos de vítimas por ferimentos causados por arma branca”, detalhou o médico-chefe do Banco de Socorros.

Em relação à greve dos médicos, Justino Madeira reitera que todos estão a trabalhar e a prestar atendimento aos doentes no Hospital Central de Maputo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos