O País – A verdade como notícia

Transportes entre Moçambique e África do Sul passam a custar 50 rands a mais

Foto: O País

Viajar de Maputo à África do Sul passa a custar entre 30 e 50 rands a mais a partir de 1 de Agosto. A medida visa fazer face ao alto custo dos combustíveis.

Há quase dois anos que as tarifas dos transportes internacionais de Maputo para África do Sul não são actualizadas. Entretanto, o último aumento do preço dos combustíveis forçou os operadores a equacionarem novas tarifas.

Os preços vão subir “por conta do sufoco causado pela subida dos preços dos combustíveis, que já aumentaram três vezes e nós não fizemos nenhum aumento. A pandemia veio agravar a situação”, afirmou Marcelo Gule, representante dos transportadores internacionais da Junta.

Viajar da Cidade de Maputo a Rustenburg, que custa, até agora, 450 rands, passa a custar 500 rands a partir de 1 de Agosto. Da cidade capital do país para Durban passar-se-á a pagar 450 rands, comparativamente aos actuais 400 rands. A rota Cidade de Maputo–Johannesburg, que custa 350 rands, passa para 400 rands. Viajar para Nelspruit a sair da Cidade de Maputo vai custar 30 rands mais caro; a tarifa sobe de 200 rands para 230 rands.

Fora o custo dos combustíveis, os transportadores internacionais reclamam da existência de operadores ilegais que minam o seu sustento.

“Carros carregam fora do terminal e a Polícia deixa-os carregar, mas nós, quando saímos para criar confusão, as autoridades dizem que não temos direito de fechar a porta de ninguém. Esses, que nem são licenciados, estão a levar passageiros e nós, licenciados, não estamos a exercer o nosso trabalho”, realçou Gule, representante da Associação dos Transportadores Internacionais da Junta.

Os preços a serem implementados a partir de 1 de Agosto, de acordo a agremiação, serão apenas para ida; na volta, registam um aumento, por cima das novas tarifas, de 20 a 30 rands.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos