O País – A verdade como notícia

banner_02

Transporte terreste em cima da mesa na AG da LMF

A Liga Moçambicana de Futebol (LMF) reúne-se, próxima quinta-feira, 12 de Março, no auditório Ferdinand Wilson, em assembleia-geral ordinária da agremiação que gere o campeonato nacional de futebol, o Moçambola.

A reunião magna terá como pontos de agenda a apresentação, discussão do relatório de actividades e contas da Liga Moçambicana de Futebol no exercício de 2019 e apresentação, discussão e aprovação do plano de actividades e orçamento para 2020.

A assembleia-geral da LMF irá debruçar-se ainda sobre a transferência de despesas de transporte terreste a serem suportados pelos clubes a partir de 2021, modelos de distribuição dos valores das transmissões televisivas e actualização do regulamento de disciplina e competições da LMF.
No mesmo dia, mas já no período da noite, realiza-se a Gala do Moçambola na qual serão consagrados os melhores do ano passado. Trata-se do Costa do Sol, proclamado esta semana campeão nacional de futebol com 66 pontos.

O clube “canarinho” viu ainda dois dos jogadores que contribuíram para a conquista do título, 12 anos depois, vencerem prémios individuais. Trata-se de Eva Nga, avançado camaronês que se transferiu do Costa do Sol para o Bidvest Wits da África do Sul, que foi considerado melhor marcador do Moçambola com 24 golos em 29 jogos, e Victor, guarda-redes menos batido com 21 golos sofridos em 28 jogos (2492 minutos).

Eva Nga deixou para trás a concorrência de Luís Miquissone, avançado que marcou 19 golos em 30 jogos.

Por sua vez, Sérgio Lopes Rumbane foi considerado o árbitro mais regular do Campeonato Nacional de futebol com média de 17.45 pontos (192 pontos) em 11 jogos, seguido de Aníbal Armando com 17.00 pontos (204 pontos) em 12 jogos, e Paulo Jones, com 16.21 (227 pontos) em 14 jogos.

Moçambola sorteado dia 12
O alinhamento dos jogos da edição 2020 do Moçambola será conhecido na quinta-feira, 12 de Maço, quando se realizar o sorteio da competição. O campeonato nacional continuará a ser disputado nos moldes de todos contra todos em duas voltas.

O certame contará com a participação do Costa do Sol, União Desportiva do Songo, Ferroviário de Maputo, Ferroviário da Beira, Ferroviário de Nacala, ENH de Vilankulo, Incomáti de Xinavane, Desportivo Maputo, Textáfrica de Chimoio, Liga Desportiva de Maputo, Ferroviário de Nampula, Associação Black Bulls, Ferroviário de Lichinga e Liga Desportiva de Sofala.

Entretanto, a Liga Moçambicana de Futebol diz ainda não ter sido notificada sobre a decisão do Conselho Jurisdicional da Federação Moçambicana de Futebol (FMF) que anulou a finalíssima da “divisão de honra da zona centro” e proclamou a Liga Desportiva de Sofala como vencedora da prova e equipa apurada ao campeonato nacional.

Por outro lado, há um “pendente” ainda na “zona norte” porquanto o Sporting de Monapo apresentou uma reclamação por suposta má utilização de um jogador pelo Ferroviário de Lichinga.
São, de resto, casos que irão fazer correr muita tinta.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos