O País – A verdade como notícia

Trabalhadores da Diname sem salários pedem ajuda ao Presidente da República

Foto: O país

Mais de 70 trabalhadores da Distribuidora Nacional de Material Escolar (Diname) estão sem salários há sete meses, o que fez com que recorressem ao Gabinete do Presidente da República e ao do Primeiro-Ministro para reclamar.

Os funcionários da empresa Diname, responsável pelo armazenamento e distribuição do livro escolar gratuito, ainda não receberam os salários de sete meses. Por isso, tal como já o tinham feito no dia 11 de Novembro passado, vieram a público, esta quinta-feira, reforçar a reivindicação dos seus ordenados.

“Após aquela revindicação que fizemos, o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) enviou-nos uma comissão composta pela Inspecção-Geral, Departamento de Administração e Finanças e Gabinete Jurídico, e prometeu que nos seriam pagos os salários num prazo de 10 dias úteis. Porém, de Novembro até hoje, ainda não vimos os nossos salários”, lamentou Andrade Matsine, representante da Comissão dos Trabalhadores.

Uma vez que querem ver os seus ordenados nas suas contas, os funcionários da Diname dizem ter submetido uma reclamação ao Gabinete do Presidente da República. “Submetemos uma carta ao [Gabinete do] Presidente da República, a pedir uma intervenção na situação dos trabalhadores da Diname. Submetemos uma outra ao Gabinete do Primeiro-Ministro a relatar o problema que se vive na Diname.”

As cartas submetidas ainda não foram respondidas. Contactado pelo jornal “O País”, o director-geral da instituição, Assane Sufiane, disse que vai reagir em momento oportuno.

A Diname, que foi criada para apoiar o MINEDH na distribuição de material escolar, está no processo de transição de uma empresa estatal para pública. Enquanto estatal, perdeu a possibilidade de distribuir material escolar, porque o processo é feito por um concurso e empresas estatais não podem participar em concursos feitos por outras entidades do mesmo Estado.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos