O País – A verdade como notícia

banner_02

“Touros” são campeões de Inverno pela terceira vez no Moçambola

A Black Bulls termina a primeira volta como campeão de Inverno pela terceira vez desde que ascendeu ao Campeonato Nacional de Futebol, em 2021. Na única vez que não liderou ao fim da primeira metade foi em 2022, quando a União Desportiva de Songo foi campeã, tanto da primeira volta, bem como da prova, ao fim do campeonato.

Chegou ao fim a primeira metade do Moçambola 2024, ainda que com jogos por disputar, nomeadamente dois, adiados devido a questões logísticas de voos. E na fase de cruzamento há sempre uma equipa que se evidencia e que é denominada o campeão de Inverno.

Para esta edição, o campeão da primeira volta é a Black Bulls, tal como no seu primeiro ano na alta roda do futebol moçambicano, bem como na época passada. Ou seja, nas quatro edições em que os “touros” estão no Moçambola, apenas em 2022 é que não terminaram em primeiro, ao fim da primeira volta.

Mas há factos que merecem destaque, em termos de números, nesta conquista da primeira metade da prova. O primeiro dos destaques são os pontos obtidos. Se na época de estreia da Black Bulls no Moçambola a prova era disputada por 14 equipas, o facto é que a turma de Tchumene terminou com 33 pontos.

Se retirarmos os obtidos diante das equipas que foram despromovidas naquele ano, nomeadamente o Matchedje de Mocuba, o Textáfrica do Chimoio e o Desportivo Maputo, a Black Bulls teria terminado a primeira volta com 24 pontos, já que tinha vencido os “militares” de Mocuba por 1-2, os “alvinegros” por 3-0, e os “fabris” do Planalto por 4-0.

Ainda assim, não teria sido o pior registo da primeira volta nos últimos quatro anos, uma vez que, em 2023, ano passado, os “touros” foram campeões de Inverno com 23 pontos.

Este ano, a turma de Tchumene termina com 27 pontos, menos dois somados pela União Desportiva de Songo, em 2022, quando foi o vencedor da primeira volta.

 

CAMPEÃO DE INVERNO COM MAIS GOLOS MARCADOS

Retirando a época em que o Moçambola era disputado por 14 equipas e em que a Black Bulls apontou 30 golos, dos nove aos depois despromovidos, o que poderia totalizar 21 golos sem esses três jogos, esta temporada é a que mais golos apontou, numa prova com 12 equipas.

Os “touros” marcaram, ao fim das 11 jornadas do Moçambola 2024, 27 golos, contra os 17 apontados pela União Desportiva de Songo, em 2022, e os 16 golos que a turma de Tchumene marcou no ano passado, naquele que foi o prior registo da primeira volta.

Em termos de golos sofridos, apenas a União Desportiva de Songo terminou a primeira volta com um registo digno, ou seja, com apenas dois cedidos nas suas malhas, em 2022. No ano passado, a Black Bulls tinha sofrido cinco golos, este ano já sofreu 14 e em 2021 tinha “permitido” oito golos nas suas malhas.

Outro facto é a diferença de pontos entre o campeão de Inverno e a equipa que terminou em segundo lugar. Em 2021, a Black Bulls, que terminou em primeiro, tinha 33 pontos, contra 27 do Ferroviário da Beira, segundo classificado, ou seja, seis pontos a separarem as duas equipas.

Em 2022, a União Desportiva de Songo tinha 29 pontos, contra 24 da Black Bulls, uma diferença de cinco pontos, enquanto no ano passado os “touros” tinham mais quatro pontos que o segundo classificado, a União Desportiva de Songo, que terminara com 19 pontos.

Este ano, a turma de Tchumene lidera com 27 pontos, apenas mais um que o segundo classificado, Costa do Sol, que aproveitou o deslize dos “touros” nesta última jornada, em que empatou a dois golos com o Ferroviário de Lichinga para perder pontos.

O facto é que a Black Bulls termina a primeira volta deste ano sem nenhuma derrota, tal como aconteceu em 2021, quando disputou 13 jogos e não perdeu nenhum, tendo empatado três jogos, tal como este ano.

 

LANTERNAS VERMELHAS COM QUASE MESMOS PONTOS

No que ao último classificado diz respeito, há muitas similaridades nos últimos quatro anos. É que, em dois desses quatro anos, nomeadamente 2022 e 2023, o lanterna vermelha tinha somado apenas seis pontos. E tal feito foi registado pelo Matchedje de Mocuba e Matchedje de Maputo, respectivamente.

Já em 2021, o lanterna vermelha ao fim da primeira volta foi o Matchedje de Mocuba, que tinha sete pontos, os mesmos do Ferroviário de Maputo, este ano.

Outra curiosidade para os lanternas vermelhas é que todos acabaram na zona da despromoção, sendo que, em 2021, por causa da transição das equipas que disputariam o Moçambola 2022, o Matchedje de Mocuba acabou por ser resgatado, uma vez que terminou a prova na 12ª posição, relegando o Textáfrica do Chimoio e o Desportivo Maputo para a “segundona”, já que não se disputou o campeonato da segunda divisão devido à COVID-19.

Entretanto, em 2022, os “militares” de Mocuba terminaram em último na primeira volta e na 11ª posição no fim da prova, mas não escaparam à despromoção, tal como o Matchedje de Maputo, em 2023, que não saiu da cauda no fim do Moçambola.

Este ano, é o Ferroviário de Maputo que está na cauda, única equipa que ainda não sabe jogar a segunda divisão desde a Independência Nacional, somando sete pontos, menos um que o Textáfrica de Chimoio, numa edição em que desce para a segunda divisão apenas uma equipa.

Facto curioso é que em todas as quatro últimas edições do Moçambola os lanternas vermelhas tinham somado apenas uma vitória, sendo que o Ferroviário de Maputo, este ano, e o Matchedje de Mocuba, em 2022, chegaram a essa única vitória na última partida da primeira volta.

 

MAIS GOLOS NA PRIMEIRA VOLTA COM MOÇAMBOLA DE 12 EQUIPAS

O ano de 2024 é rico em termos de golos, se comparado com os dois anteriores anos em que a prova foi disputada por 12 equipas. É que, ao todo, já foram apontados, este ano, 147 golos, com destaque para a Black Bulls, que soma 27 e é o mais concretizador.

No ano passado, a primeira volta terminou com 123 golos apontados, enquanto em 2022 tinham sido apontados 125 golos. Na edição de 2021, com 14 equipas, na primeira metade tinham sido apontados 193 golos.

O Moçambola vai ter uma paragem de uma semana para dar lugar aos jogos da Taça de Moçambique, fase zonal, com destaque para o embate entre equipas do Moçambola, no Norte e no Sul. No Norte, defrontam o Desportivo de Nacala e o Ferroviário de Lichinga, enquanto no Sul o Ferroviário de Maputo terá pela frente o Brera Tchumene FC.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos