O País – A verdade como notícia

TotalEnergies promove formações em Direitos Humanos em Maputo

A TotalEnergies EP Mozambique Area 1, operadora do projecto Mozambique LNG, organizou, recentemente, um ciclo de formações em direitos humanos nas cidades de Maputo, Pemba e Palma, no qual participaram trabalhadores da companhia, parceiros implementadores dos seus projectos socio-económicos em Cabo Delgado, instituições públicas e privadas, e organizações da Sociedade Civil.

Segundo um comunicado da instituição, as formações, que se debruçaram sobre a abordagem da TotalEnergies em matéria de direitos humanos, incluíram aspectos relacionados com direitos humanos e trabalho, direitos humanos e comunidades locais e direitos humanos e segurança.

Carine Coudeville, vice-presidente para a área dos direitos humanos da TotalEnergies, afirmou que “o respeito pelos direitos humanos, que é o respeito pelo outro, um valor cardinal da TotalEnergies, é um compromisso forte da TotalEnergies para contribuir para o bem-estar das pessoas e para o desenvolvimento de negócios sustentáveis onde quer que ela opere”.

Por seu turno, Laila Chilemba, vice-presidente para a área de Desenvolvimento Socio-económico da TotalEnergies EP Mozambique Area 1, afirmou: “O respeito pelos direitos humanos é uma exigência colectiva e individual. Por isso, a TotalEnergies desenvolve regularmente programas de formação e sensibilização dos seus colaboradores e de partes interessadas em matérias de direitos humanos à luz das legislações dos países onde opera e dos diversos princípios internacionais que a companhia aplica, que incluem a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os princípios enunciados nas convenções fundamentais da Organização Internacional do Trabalho, os Princípios Orientadores das Nações Unidas sobre Empresas e Direitos Humanos, e os Princípios Voluntários sobre a Segurança e Direitos Humanos”.

Por sua vez, Frederico João, Presidente do Conselho Directivo do Fórum de ONG de Cabo Delgado (FOCADE), disse: “a iniciativa da formação sobre os Direitos Humanos realizada em Pemba pela TotalEnergies foi bastante útil e importante para nós como organizações da Sociedade Civil.

Os compromissos assumidos pela multinacional na promoção e respeito pelos direitos humanos e dignidade, principalmente nas comunidades em que ocorre a exploração dos recursos é de louvar, embora a implementação prática seja sempre um desafio. Por isso, esta formação é importante para as nossas actividades, para monitorarmos os compromissos assumidos pela TotalEnergies”.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos