O presidente do MDM, Daviz Simango, manteve um encontro, este sábado, com membros do seu partido na Matola, com o objectivo de preparar as eleições autárquicas de 10 de Outubro.
Foi neste encontro que o líder do terceiro maior partido com assento no Parlamento falou da revisão pontual da Constituição, aprovada por consenso das três bancadas.
Daviz Simango diz que o MDM aprovou a revisão pontual da Constituição, mas o modelo de descentralização acordado não é o que o partido pretendia. O presidente do MDM entende que é preciso que haja descentralização até na nomeação dos titulares dos órgãos de justiça e das empresas públicas.
E porque se espera que as eleições autárquicas de Outubro aconteçam no âmbito da descentralização aprovada, Simango diz que o encontro serviu, também, para preparar os membros do seu partido, tendo em conta as mexidas na Constituição.
Entretanto, a Comissão Política do MDM volta a reunir nos próximos dias para indicar os membros que entram para a corrida eleitoral nas assembleias municipais.
E quanto ao seu futuro, como edil da Beira, Simango diz que cabe ao partido chegar a um consenso de a quem indica como cabeça de lista.
O MDM, que neste momento está a governar em três municípios dos 53 existentes no país, diz esperar que a partir de Outubro tenha mais autarquias sob seu governo.