O País – A verdade como notícia

Governo prevê comercialização agrícola de 17,3 milhões de toneladas na campanha 2022/2023

O Presidente da República procedeu, hoje, ao lançamento da Campanha de Comercialização Agrícola 2022/2023, tendo revelado que, neste período, o país espera comercializar 17,028,748 toneladas de produtos agrícolas diversos.

Da comercialização, prevê-se que 21% sejam cereais, 45% raízes e tubérculos, 13% hortícolas, 11% leguminosas, quatro por cento oleaginosas e as restantes outras culturas.

O evento de lançamento da campanha teve lugar em Ricatla, distrito de Marracuene, Província de Maputo.

Na ocasião, Filipe Nyusi desafiou os produtores a melhorarem a produção, principalmente da cebola e batata, para melhorar o rendimento das famílias rurais.

O Presidente da República diz que não faz sentido que o país continue a importar batata “rejeitada” por outros países, por isso apela para uma produção mais séria.

“Não vamos humilhar-nos a importar aquilo que podemos fazer bem”, disse Nyusi.

Por seu turno, o ministro da Indústria e Comércio explicou que a campanha agrária é lançada em simultâneo em todas as províncias.

Na Província de Maputo, logo após a cerimónia de lançamento oficial, iniciou o IV Fórum Nacional de Comercialização Agrária, que visa discutir os problemas da cadeia de valor com os operadores envolvidos.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos