O relaxamento das Forças de Defesa e Segurança e falhas dos serviços de informação podem ter contribuído para o recrudescimento do terrorismo em Cabo Delgado, defendem analistas.
Os analistas do Noite Informativa apontam ainda a combinação de vários factores como determinante para a falha das operações militares.
Após sucessivas vitórias contra os insurgentes em várias frentes, na província de Cabo Delgado, as Forças Armadas de Defesa relaxaram e não intensificaram os ataques. Sentiu-se igualmente uma falha nos Serviços de Informação, defendem comentadores do Noite informativa, a propósito do recrudescimento dos ataques terroristas naquela província.
Para o jornalista Fernando Lima, os problemas ligados ao progresso dos ataques terroristas são muito mais complexos, dentre os quais a falta de logística. Samuel Simango, por sua vez, entende que se deve levar a sério a questão do enriquecimento de estrangeiros no país.
Para os analistas, deve-se purificar as fileiras e combater a corrupção, como forma de cortar o financiamento aos terroristas.