A pandemia da COVID-19, a violência de género e sexual contra menores e as duas eleições realizadas em 2021 marcaram a primeira mensagem de Ano Novo do novo Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves.
O Chefe de Estado cabo-verdiano, que foi eleito em 17 de Outubro e tomou posse em 09 de Novembro, começou por sublinhar que o ano foi “extremamente difícil”, por causa da pandemia e seus “efeitos devastadores”, de acordo com a DW.
“A pandemia teve um forte impacto em Cabo Verde, com efeitos desestruturantes na economia, mas na sociedade no seu todo também”, notou, acrescentando que apesar disso o país resistiu, graças também ao apoio da sua diáspora e da comunidade internacional.
Sobre as empresas, José Maria Neves lembrou que foram intensamente atingidas e considerou que precisam de “medidas concretas” de apoio à recuperação, tal como o tecido social, que considerou exigir mais investimentos em domínios como a saúde, habitação e emprego.
O Presidente cabo-verdiano congratulou-se com “extraordinário trabalho” do Governo na vacinação contra a COVID-19, agradeceu o apoio da comunidade internacional e elogiou o Sistema Nacional de Saúde (SNS).
“Temos de manter os esforços nesta frente, vacinando mais e mais, convencendo a vacinar-se os que ainda resistem, mas igualmente mantendo firmes as regras de segurança sanitária”, apelou.