O País – A verdade como notícia

Terminam hoje matrículas da 1ª Classe

Foto: O País

Terminam hoje as matrículas da 1ª classe em todo o país. Na Cidade e Província de Maputo o balanço feito é positivo, com mais de 75 por cento das vagas preenchidas. A nível nacional, o Ministério da Educação diz que só terá dados em inícios de Janeiro.

No último dia do processo, os locais de inscrição estavam vazios em algumas escolas da Cidade de Maputo. Afinal, as vagas já tinham sido preenchidas.

Na Escola Primária do Jardim, por exemplo, todas as 115 vagas já tinham sido preenchidas, o que segundo a directora da instituição, Saquiliça Macamo, é o correspondente a três turmas.

Na Escola Primária Unidade 13, havia vagas para 227 crianças da primeira classe, sendo que 150 foram ocupadas.

“O processo está decorrer normalmente, o que acontece é que geralmente temos alcançado as metas a partir do mês de Janeiro, só depois das festas do natal e fim-de-ano”, explicou Essineta Venia.

Em 105 escolas da Cidade de Maputo, a direcção da Educação prevê matricular  mais de 16 mil crianças, das quais mais de 12 mil já foram inscritas. Em alguns distritos municipais, o processo decorreu de forma tímida.

“Temos alguns distritos que estão a contribuir negativamente no cumprimento das nossas metas. No Kapfumo, por exemplo, tínhamos planificado matricular 1.292 alunos, mas, até o momento, matriculamos 859. O distrito de Lhamankulo também é uma preocupação. O objectivo é matricular 1.846 alunos, mas matriculamos, até este momento, 1.088 ”, disse Artur Dombo, director da Educação da Cidade de Maputo.

Já na província de Maputo, as metas também ainda não foram alcançadas.

“Nós temos uma meta afixada de 48 804 alunos para a primeira classe e até o momento matriculamos 34 988 alunos, o que significa uma realização de cerca de 72 por cento”, disse José Luís, porta-voz da direção da Educação da província de Maputo.

Para que nenhuma criança fique de fora, o processo das matrículas vai continuar nos próximos dias. O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano prevê inscrever pouco mais de um milhão e meio de crianças da 1ª classe para o ano lectivo 2023.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos