Um agente da Polícia de Trânsito em Nampula foi condenado a quatro anos de prisão por ter extorquido mil meticais a um cidadão. O condenado estava a três anos para atingir a reforma.
Júlio Rafael Muthepeia é o agente da Polícia de Trânsito bastante conhecido pela alcunha “Na Bota”. A fama deste agente está relacionada às extorsões que fazia a qualquer automobilista, sem dó, nem piedade.
Em mais uma acção na via pública, o agente da Polícia de Trânsito interpelou um automobilista que estava a conduzir a falar ao telefone. Simulou passar um aviso de multa de dois mil meticais e exigiu mil meticais para que o deixasse seguir viagem.
O automobilista não gostou da atitude e tratou de accionar o Gabinete Provincial de Combate à Corrupção que deteve o polícia em flagrante delito. A detenção ocorreu no dia 6 de Outubro do ano em curso.
O Tribunal Judicial da Cidade de Nampula julgou o caso e condenou o arguido a 4 anos de prisão pelos crimes de corrupção passiva para acto ilícito e abuso de cargo ou função.
Júlio Rafael Muthepeia estava a três anos da reforma ou simplesmente, passar para a reserva. Na Bota considera-se injustiçado.
O advogado do arguido garantiu que vai recorrer da decisão por entender que a decisão do Tribunal é injusta.