Cerca de 21 pessoas morreram na tarde desta terça-feira, durante uma tentativa de fuga em massa numa prisão brasileira, no estado do Pará, entre os mortos estão 15 presos, cinco criminosos e um guarda prisional.
De acordo com o “ Noticias ao Minuto”, o incidente ocorreu de forma coordenada, com um grupo de presos que iniciaram um motim dentro da prisão, enquanto os cúmplices no exterior tentavam invadir o local, recorrendo a explosivos para derrubar os muros.
Na sequência da tentativa de fuga, quatro guardas ficaram feridos, um deles em estado considerado grave, outros seis foram feitos reféns e houve tiroteios entre a polícia e os criminosos.
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará afirmou não ser possível precisar se alguma fuga se concretizou.
O estabelecimento prisional já estava identificado por fragilidades de segurança, tendo sido inspecionado pelo Conselho Nacional de Justiça, que pedia a construção urgente de uma muralha para isolar o local e pedia uma solução para a superlotação.
A estabelecimento prisional em causa tinha espaço para 432 pessoas, mas tinha, até ao momento da tentativa de fuga, 660 presos.