O número de mortos nas Filipinas continua a subir. Segundo o último relatório publicado pelo Conselho Nacional de Redução e Gestão de Riscos, citado pelo Notícias ao Minuto, o número de mortes subiu de 148 para 167 e 110 continuam desaparecidas devido à passagem da tempestade tropical Megi.
A tempestade, que atingiu o arquipélago do Sudeste Asiático entre 10 e 11 de Abril, afectou mais de 1,9 milhões de pessoas, segundo a mesma organização.
A ilha mais atingida foi a de Leyte (centro), onde deslizamentos de terra enterraram várias aldeias, especialmente Baybay e Abuyog.
As equipas de socorro continuam as buscas nas zonas mais atingidas, mas já com pouca esperança de encontrar sobreviventes.
As autoridades registaram 580 cheias repentinas e 89 deslizamentos de terras, que inutilizaram nove pontes e 69 troços de estrada e danificaram quase 10.000 casas.
A tempestade também provocou prejuízos na agricultura avaliados em mais de 242 milhões de pesos (4,3 milhões de euros), escreve o Notícias ao Minuto.