Pelo menos 25 salas de aula ficaram danificadas nos distritos de Quelimane, Inhassunge, Chinde, Luabo e Mopeia em consequência da tempestade “Eloise”.
Segundo dados do sector da educação em Quelimane, a situação afecta 926 alunos que a partir do dia 25 iniciam o processo de realização de exames escolares.
Ao todo são mais de 143 mil alunos da sétima, décima e décimas segundas classes que vão aos exames na província da Zambézia a partir da próxima segunda-feira até ao 12 de Fevereiro.
Na escola secundária Patrice Lumumba, duas salas de aula não escaparam os efeitos da tempestade Eloise que quinta e sexta-feira fustigou Quelimane.
Na escola secundária 25 de Setembro em Quelimane o ginásio que iria colher a realização de exames de mais de 100 alunos, parte do teto desabou devido a tempestade. Já na escola primária acordos de Lusaka, alunos tiveram aulas, este sábado, nas salas com parte do teto removido.
Depois de avaliar os estragos em algumas escolas de Quelimane e Nicoadala, o director provincial da educação da Zambézia, Joaquim Casal, garantiu que serão encontradas alternativas e todos alunos farão exames.
Os dados avançados pelo sector da educação ainda são preliminares, sendo que decorre actualização dos estragos da tempestade.