A Federação Moçambicana de Judo (FMJ) define como meta a acumulação de pontuação para possível qualificação aos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, durante o Campeonato do Mundo da modalidade, prova a realizar-se de 20 a 28 de Setembro corrente em Baku, Azerbaijão.
Para o efeito, segundo o vice-presidente da Federação Moçambicana de Judo, Nilton Mujovo, os judocas testaram as suas capacidades no decurso de provas internacionais assim como estágios em Portugal e no centro de alto rendimento de Budapeste.
Mais: afinaram-se física e tacticamente, tendo em alguns casos superado os seus adversários conquistando medalhas em alguns “opens” da modalidade.
“Importa referir que o judo sempre esteve presente nos Jogos Olímpicos: 2008, 2012 e 2016. É a única modalidade marcial moçambicana que qualificou-se para os Jogos Olímpicos Rio de Janeiro 2016. Assim sendo, os nossos atletas estão motivados e cientes do potencial que tem”, disse Mujovo.
O vice-presidente da FMJ refere que os judocas tiveram o “devido acompanhamento” pelo que esperamos que eles tenham uma “prestação modesta” e “acumulem os pontos necessários”.
A Federação Moçambicana de Judo diz ainda que, mesmo com as dificuldades que a modalidade enfrenta, os judocas estão motivados e focados em elevar, mais uma vez, bem alto o nome de Moçambique em provas internacionais.
“Nós acreditamos sempre na nossa modalidade. Nós sempre acreditamos que podemos chegar longe. Procuramos sempre mobilizar parceiros. Temos apoios de alguns pais e encarregados de educação, para além do apoio de algumas empresas que nos tem apoiado. Com muito esforço, conseguimos garantir a presença nesta prova. Esperamos agora que os judocas façam a parte que lhes compete”, frisou.
Mujovo manifestou ainda a sua crença em Moçambique garantir a presença de judocas nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020. “ Nos temos grandes possibilidades, tendo em conta a estratégia que traçámos para participar nestes eventos. Ou seja, através de parcerias com as nossas congéneres. Temos um programa traçado no qual os atletas poderão treinar em Portugal e Hungria”,
Moçambique será representado na prova por Mauro Nasson, Kevin Loforte, Artur Júnior, Ayton Siquir e Jacira Ferreira, sendo que Neuso Sigaúque desempenhará a função de treinador.