Lançada para o cinco inicial (do qual fizeram parte ainda Jaisa Nunn, Rennia Davis, Anna Ngo Ndjock), a internacional basquetebolista moçambicana Leia Dongue esteve perto de um duplo-duplo na estreia na Liga Francesa de Basquetebol (LFB Womem).
Primeira etapa da segunda aventura de Leia “Tanucha” Dongue pelo basquetebol francês, estreia auspiciosa da moçambicana na LFB. No alto dos seus 1,85 metros, Tanucha contabilizou nove pontos e “capturou” treze ressaltos (dos quais onze defensivos e dois ofensivos), números insuficientes, porém, para evitar a derrota do Landernu Bretagne diante diante do Tarbes (54-49) em jogo da 1ª jornada da Liga Francesa de Basquetebol.
Em 30:01 minutos na quadra, a basquetebolista moçambicana foi segunda melhor cestinha do jogo (foi superada por Rennia Davis que contabilizou 13 pontos).
Os “targerts” apontam para 3 em 6 tiros de campo concretizados (50% de aproveitamento) e 3 em 4 na linha de lances livres (75% de aproveitamento).
A melhor basquetebolista da actulidade no país teve ainda quatro “turnovers”- perdas de bola- e dois roubos de bola e duas faltas pessoais.
Com uma abordagem inicial menos boa ao nível defensivo e ofensivo, o Landerneau Bretagne W perdeu o primeiro quarto pelo parcial de 15-7.
No segundo quarto, a equipa de Leia “Tanucha” Dongue melhorou a sua pontuação, mas mesmo assim saiu a perder por um parcial de 13-11. Sem clarividência ofensiva no terceiro quarto, o Tarbes baixou a sua pontuação e o conjunto de Leia “Tanucha” Dongue controlou com um parcial de 11-7. No último quarto, equilibradíssimo, o Tarbes venceu por um ponto: 20-19.