O País – A verdade como notícia

Tailândia quer 100 mil hectares para produzir papel

A Secretária Permanente do Ministério do Comércio da Tailândia visitou, na manhã de hoje, a sede da Confederação das Associações Económicas de Moçambique para passar em revista o ponto de situação das trocas comerciais entre os dois países e discutir prováveis futuras parcerias entre empresários moçambicanos e tailandeses.

Neste momento, uma empresa tailandesa diz estar interessada em produzir árvores destinadas à produção de papel em Moçambique.

Falando momentos depois do encontro com o conselho director da CTA, Nuntawan Sakuntananga disse que se trata duma das maiores produtoras do mundo. “100 mil hectares de terra para o cultivo destas árvores. Perto de um porto e também de um rio, já que se irá precisar de água para irrigação. Se a plantação der certo, vamos também instalar uma fábrica de processamento de papel aqui em Moçambique”.

A representante do ministério do comércio tailandês fez saber que além dos 200 mil milhões de dólares norte-americanos que o seu país gastou em Moçambique na importação de vários produtos, pretende-se impulsionar o fluxo de negócios com a compra de gás a ser extraído da Bacia do Rovuma a partir de 2022.

Já o empresariado moçambicano, representado por João das Neves, presidente do pelouro do turismo na CTA, diz acolher com satisfação esta ideia e compromete-se a fazer de tudo para que o país não perca estes investimentos.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos