A Taça de Moçambique ZAP, fase zonal, arranca este domingo com a disputa de três jogos, sendo um em cada região do país. No Sul e Centro, os jogos são entre equipas da segunda divisão e no Norte entre equipas do Moçambola 2023. Um grande vai cair no domingo, dia em que a Stv Notícias transmite o jogo entre Desportivo Maputo e a Liga Desportiva de Maputo.
Depois da disputa da fase provincial, em que cada província apurou o seu representante ou seus representantes para a fase zonal, desta vez os jogos são mais a doer, com a chegada dos oitavos-de-final daquela que é a segunda maior competição futebolística do país, a Taça de Moçambique ZAP.
Para o arranque, são três partidas agendadas para este domingo, sendo uma em cada região do país.
ZONA SUL INICIA COM EQUIPAS DESPROMOVIDAS DO MOÇAMBOLA
No que à zona Sul diz respeito, o embate marcado para este domingo é entre equipas que foram despromovidas do Moçambola nos últimos dois anos, nomeadamente o Desportivo Maputo e a Liga Desportiva de Maputo.
O Desportivo Maputo foi despromovido da alta roda do futebol moçambicano em 2021, enquanto a Liga Desportiva de Maputo foi em 2022. Por isso mesmo, as duas equipas disputam a segunda divisão e procuram o regresso ao Moçambola, embora distantes desse desiderato na presente edição.
No Moçambola, as duas equipas defrontaram-se por 16 ocasiões e a Liga Desportiva levou vantagem em nove jogos, enquanto os “alvi-negros” venceram apenas dois jogos. Há, ainda, registo de cinco empates entre ambos.
Na última edição, em que as duas equipas estiveram no Moçambola, houve empate sem abertura de contagem na primeira volta e vitória da Liga Desportiva na segunda volta por 2-0.
No presente ano 2023, as duas equipas já se cruzaram para a Liga JogaBets 100 paus, a segunda divisão ao nível da Cidade de Maputo, com registo de um empate sem abertura de contagem, mesmo resultado registado no torneio de abertura da Cidade de Maputo.
As duas equipas vêm de resultados diferentes nesta jornada da segunda divisão, com a Liga Desportiva a conseguir um ponto no embate com o Ferroviário de Maputo B, enquanto o Desportivo Maputo vem de derrota diante do Vulcano por 2-0.
Na tabela classificativa, a Liga Desportiva de Maputo é o 6º colocado com 23 pontos, a 14 do líder Estrela Vermelha, enquanto os “alvi-negros” são 8º com apenas 20 pontos, a três do seu adversário deste domingo, e mais longe ainda da liderança da prova.
São dados que fazem prever uma partida de difícil prognóstico e de resultado imprevisível.
DUELO DE EQUIPAS DA “SEGUNDONA” TAMBÉM NO CENTRO
No Centro, há outro jogo entre equipas da segunda divisão este domingo. FC Mini Mundo de Inchope de Manica recebe o Matchedje da Beira de Sofala. Mini Mundo venceu, na fase provincial, o FC Pensão Delgado, nas grandes penalidades, depois do nulo na final.
Por seu turno, o Matchedje da Beira foi finalista vencido diante do Ferroviário da Beira à tangente e disputa a divisão de honra, ocupando a 7ª posição, agora com 12 pontos em 10 jogos realizados. Os “militares” da capital de Sofala vêm de empate na jornada passada da segunda divisão.
O jogo pode arrastar muitos adeptos ao campo, mas com resultado sem nenhum favorito.
JOGO DE FOGO NO NORTE DO PAÍS
No Norte, onde os jogos envolvem apenas equipas do Moçambola, claro está que três delas vão cair, tendo em conta que apenas uma equipa transita para a fase nacional.
Para este domingo, há a partida Ferroviário de Lichinga vs Baía de Pemba no Municipal da capital de Niassa. Trata-se de duas equipas que vão encontrar-se duas vezes num espaço de uma semana, uma vez que voltarão a cruzar-se, em Pemba, a 22 deste mês.
No confronto directo, na primeira jornada do Moçambola, o jogo realizado no Municipal de Pemba terminou com empate a dois golos. As duas equipas não estão bem na tabela classificativa, com os “locomotivas” de Lichinga, que somaram uma vitória importantíssima diante da líder Black Bulls na última jornada, a ocuparem a 5ª posição com 17 pontos, enquanto o Baía de Pemba, que vem de derrota pesada diante do Ferroviário de Maputo, está na zona da despromoção, com apenas 11 pontos.
A turma de Pemba está moralizada pela nova contratação, de Artur Semedo, para coordenar a equipa técnica e isso vai, de certa forma, dar outra vida à equipa.
O resultado é imprevisível, mas a pender para os “locomotivas” de Lichinga, melhor posicionados na tabela classificativa.
Em caso de empate no final do tempo regulamentar, as equipas vão à marca das grandes penalidades para se encontrar o vencedor da prova.