O País – A verdade como notícia

Apreendida uma tonelada de marisco raro no Aeroporto Internacional de Maputo

Cerca de uma tonelada de mariscos foram apreendidos, hoje, no Aeroporto Internacional de Maputo quando estavam prestes a ser exportados ilegalmente. De acordo com as autoridades alfandegárias, o produto tinha como destino a cidade de Hong Kong, na China.

São mais de 900 quilogramas de mariscos que estavam prestes a serem exportados, através do Aeroporto Internacional de Maputo, com recurso a documentos falsos. O esquema foi desmantelado pelas autoridades alfandegárias, durante o processo de vistoria da mercadoria.

As autoridades alfandegárias dizem tratar-se de um marisco de origem sul-africana. “O produto estava no armazém do Aeroporto Internacional de Maputo e a equipa de fiscalização detectou irregularidades. Falta a documentação de origem da importação, o que indica fortes indícios de contrabando”, explicou Gimo Jone, director operativo nas Alfândegas de Moçambique.

Segundo as autoridades, ainda não foi possível estimar o valor da mercadoria, mas há certezas de que é fruto do contrabando. As alfândegas não avançam o nome da empresa envolvida no processo, cuja mercadoria tinha como destino a cidade de Hong Kong.

O marisco em causa designa-se “abalone”, espécie bastante apreciada. Enquanto o proprietário não aparecer, a mercadoria continuará sob controlo das Alfandegas de Moçambique.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos