Quase todas as províncias do país já definiram os seus representantes na fase regional da Taça de Moçambique, à excepção de Manica e Tete, que devem apurar os seus representantes. Maputo cidade continua a ser a que mais equipas apura para a fase regional, nomeadamente cinco equipas.
A fase provincial da Taça de Moçambique deve ter 18 equipas que vão disputar os oitavos-de-final da segunda maior competição futebolística do país, com destaque para a zona Sul, que tem oito equipas. O Centro apura seis e a fase regional Norte será disputada por quatro equipas.
Disputadas as fases provinciais, quase todas as províncias já conhecem seus representantes para a fase que se inicia no próximo mês de Julho, cuja final está prevista para finais de Novembro ou primeira semana de Dezembro.
A Cidade de Maputo é a que mais equipas apura para a fase regional, nomeadamente cinco equipas, todas elas já identificadas. Trata-se do Costa do Sol, Ferroviário de Maputo e Black Bulls, ambas do Moçambola, Liga Desportiva de Maputo e Desportivo Maputo, estas duas da segunda divisão.
Os “canarinhos” chegam a esta fase depois de superar o 1º de Maio por duas bolas sem resposta com dois golos de Mbulu, enquanto os “locomotivas” da capital deixaram para trás as Águias Especiais, no último sábado, também por 2-0, com Maxwell em evidência.
No embate entre equipas da divisão secundária, os “alvi-negros” derrotaram os “alaranjados” por 3-1, no passado sábado, enquanto a Liga Desportiva de Maputo teve que suar as estopinhas para ultrapassar o Vulcano com único golo apontado por Eduardo.
Estas cinco equipas vão a sorteio juntamente com outras três equipas das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane para a fase regional. Na província de Maputo o vencedor da prova foi o Desportivo da Matola, que na final derrotou a Escola de Sargentos de Boane por duas bolas a uma.
Em Gaza foi o Clube local a vencedora da prova e qualificada para a fase regional, após vencer na final Clube Desportivo Penitenciária de Mabalane por uma bola sem resposta, com golo de Di Maria.
Por sua vez a Associação Desportiva de Vilankulo, representante de Inhambane no Moçambola 2023, continua a dominar na província e voltou a conquistar a Taça local. Na final disputada domingo, os “hidrocarbonetos” derrotaram o Ferroviário de Inhambane por 3-1 e apuraram-se à fase regional.
CENTRO COM DUAS EQUIPAS POR APURAR
No que à zona centro diz respeito, das seis vagas disponíveis, quatro delas já foram preenchidas, com a província da Beira a apurar duas equipas, nomeadamente o Ferroviário e o Matchedje, ambos da Beira.
Os “locomotivas” da capital de Sofala e representantes no Moçambola 2023, foram os vencedores da província, numa final em que venceram, justamente, o Matchedje da Beira, por uma bola sem resposta, domingo último, com João Bonde a ser o herói “locomotiva”.
Vale frisar que os “locomotivas” tiveram a dura missão de passar pelo Estrela Vermelha da Beira nas meias-finais, fase em que os “militares” estiveram isentos e qualificados automaticamente para a final e para a fase regional.
Na Zambézia foi onde houve queda do representante da província no Moçambola 2023, o Ferroviário de Quelimane, derrotado na final pelo Matchedje de Mocuba por uma bola sem resposta. Assim, os “militares” de Mocuba, que ano passado foram despromovidos do campeonato nacional da 1ª divisão, serão os representantes na fase regional.
Por seu turno, Manica, que também apura um representante, vai disputar a final da prova provincial no domingo, 25 de Junho, quando FC Pensão Delgado e FC Mini Mundo de Inchope se defrontarem a partir das 14:30. Apenas uma delas vai representar a província na fase regional.
Tete, por seu turno, apurou uma das duas equipas, nomeadamente o Ferroviário de Moatize, que na meia-final derrotou a Planície de Mpadue por 3-1. Os “locomotivas” de Moatize vão disputar a final provincial diante do vencedor da outra meia-final entre FC Bagamoio de Moatize e União Desportiva de Songo, que será, também, a outra representante da província na fase regional.
NORTE COM TODOS REPRESENTANTES
No norte do país, as quatro equipas que vão disputar acesso à fase nacional já foram apuradas, nomeadamente os Ferroviários de Nampula e Nacala, pela província de Nampula, o Ferroviário de Lichinga, por Niassa, e Baía de Pemba, de Cabo Delgado, todas elas que militam no Moçambola 2023.
Na província de Nampula os representantes foram apurados este domingo, com as duas “locomotivas” a levarem a melhor sobre os seus adversários. O Ferroviário de Nacala foi a Nampula derrotar o Sporting por 3-1, enquanto o de Nampula foi a Angoche levar de vencida outro Sporting, mas por 2-1.
Assim, os dois Ferroviários, de Nacala e Nampula, vão disputar a final provincial.
Em Cabo Delgado, por seu turno, o Baía de Pemba teve que ir às grandes penalidades para ultrapassar o Ferroviário de Pemba por 4-3, depois do empate a duas bolas no final do tempo regulamentar. Assim, a representante da província no Moçambola vai representar a província na fase regional.
Finalmente no Niassa, o Ferroviário de Lichinga teve a maior goleada da fase provincial, ao suplantar o Muchenga FC por 9-1 e carimbar lugar na fase regional.
O sorteio da fase regional vai se realizar nos próximos dias na sede da Federação Moçambicana de Futebol.