O País – A verdade como notícia

Taça de Moçambique: Duelo de “locomotivas” é atractivo do Norte

Foto: O País

Ferroviário de Lichinga e Ferroviário de Nampula protagonizam o embate mais importante da fase regional da Taça de Moçambique. É o único embate entre equipas que militam no Moçambola 2022.

A Taça de Moçambique entra para a fase regional, com um equilíbrio entre as equipas da primeira e segunda divisão do campeonato nacional de futebol. Ou seja, das 20 equipas qualificadas aos oitavos-de-final, metade são da primeira divisão e a outra metade da segunda.

Vale dizer que das 12 equipas do Moçambola, apenas o Incomáti de Xinavane e o Matchedje de Mocuba não conseguiram transitar da fase provincial.

Quis o sorteio da fase regional da Taça de Moçambique ditar um embate de gigantes na zona Norte. Os Ferroviários de Lichinga e de Nampula cruzam caminhos para os oitavos-de-final da segunda maior prova futebolística do país.

No embate entre as duas equipas para o Moçambola 2022, realizado a 15 de Maio deste ano, para a segunda jornada, os “locomotivas” de Nampula venceram a tangente, com golo de Salas, numa recarga a uma grande penalidade, num jogo que teve como palco o Estádio 25 de Junho. Para a Taça de Moçambique, o jogo é a uma mão, nesta fase, e será no 1º de Maio de Lichinga.

Daí prever-se um jogo equilibrado, que vai deixar pelo caminho um grande do futebol moçambicano, na segunda maior competição futebolística do país.

Ainda pela zona Norte, que apura um representante para a fase nacional, o Ferroviário de Nacala tem deslocação a Pemba para defrontar o Baía FC.

Os vencedores destes dois jogos disputam a finalíssima para apurar o representante da zona Norte nos quartos-de-final, a fase nacional.

 

EQUIPAS DO MOÇAMBOLA JOGAM FORAM NO CENTRO E SUL

Pela zona Centro, que apura três equipas para a fase nacional, as duas equipas do Moçambola jogam fora de portas, nomeadamente, o Ferroviário da Beira, que vai a Moatize defrontar o Bagamoio FC local, e a União Desportiva de Songo, que vai à Beira jogar com o Estrela Vermelha.

Há, ainda, o duelo entre Sumeia FC de Mocuba e FC da Soalpo, ambos da segunda divisão da zona Centro, pela província da Zambézia e Manica.

Tal como no Centro, na zona Sul as equipas do Moçambola jogam fora de portas. A Associação Desportiva de Vilankulo vem a Maputo defrontar o Estrela Vermelha, da capital do país, e a Black Bulls terá pela frente o Desportivo da Matola.

Já o Costa do Sol tem encontro marcado com Desportivo Maputo, num dos clássicos mais antigos do futebol moçambicano. Apesar de ser jogo entre equipas de escalões diferentes e os “alvi-negros” não passarem pelo melhor momento no campeonato da Cidade de Maputo, prevê-se um jogo de difícil prognóstico.

Por seu turno, o Clube de Chibuto aguarda pelo vencedor do jogo entre o Ferroviário de Maputo e o Vulcano, que se disputa esta quarta-feira. O jogo não se realizou na devida altura porque os “locomotivas” da capital accionaram a cláusula que os protege por terem tido dois jogadores nos Mambas.

A zona Sul apura quatro equipas aos quartos-de-final, que se juntam às restantes três do Centro e uma do Norte, na fase nacional.

Os jogos da fase regional têm lugar ainda este mês de Agosto.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos