A província da Zambézia está a ser fustigada pelo surto de diarreia que só neste segundo semestre, já afectou cerca de mil pessoas, causando sete óbitos. Os distritos de Gilé, Morrumbala e Gurué são os que mais estão a ser assolados.
Com a chuva dos últimos dias, Gurué é o que mais está a preocupar as autoridades, porque os casos ganham alguma subida, embora as autoridades falem de uma situação controlada, com um cumulativo de 182 casos.
Neste momento, em Gurué, os profissionais de saúde esmeram-se para travar o surto da diarreia. Isaías Marcos diz que as autoridades estão a fazer de tudo para “debelar” a situação e evitar propagação. Fala de aprovisionamento de insumos, com destaque para purificador de água, para as comunidades fazerem tratamento de água.
“Tivemos o surgimento de casos de diarreias de forma esporádica aqui ao nível de distrito de Gurué. Os primeiros casos começaram na segunda quinzena de Outubro e depois alastraram-se para três localidades” disse Isaías Marcos médico chefe provincial, para quem a situação está controlada.