O conflito em curso entre grupos armados locais e rebeldes do M23, na República Democrática do Congo (RDC) continua a resultar em perdas de vidas, ferimentos e deslocamento entre a população local. Enquanto isso, a província de Tanganica está a lidar com um surto de cólera em rápida expansão.
O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) emitiu um alerta sobre a violência persistente em Kivu do Norte e do Sul, na República Democrática do Congo (RDC), que continua resultando em mortes, ferimentos e deslocamentos de civis.
Conflitos intensos entre grupos armados locais e rebeldes do M23 foram relatados, na quinta-feira, na cidade de Masisi Centre, em Kivu do Norte.
Contudo, na província de Tanganica, até quarta-feira, nove das onze zonas de saúde da foram afectadas por um surto de cólera, com mais de 1 450 casos confirmados e 27 mortes relatadas desde Janeiro, um aumento de seis vezes, em comparação ao mesmo período do ano passado.
Os parceiros de saúde da ONU enfatizam a necessidade urgente de acesso à água potável, observando que menos de 20% das áreas afectadas têm cobertura adequada.