O País – A verdade como notícia

Sporting de Quelimane, A Politécnica e Ferroviário de Nampula na Liga de Basquetebol

Foto: LMB

O Sporting de Quelimane qualificou-se, domingo, para a Liga Moçambicana de Basquetebol (LMB) após vencer o Instituto Politécnico de Tete, por 67-48, no jogo da última jornada da “poule” regional centro de apuramento à prova. Na zona sul, a A Politécnica também chancelou a presença na Liga Moçambicana ao terminar na primeira posição na “poule” de apuramento. Finalmente, na zona norte, o Ferroviário de Nampula assegurou a presença na elite do basquetebol moçambicano.

Reforçadíssimo pelos irmãos Amarildo, Pio e Augusto Matos, o Sporting de Quelimane fez o pleno na “poule” de apuramento regional centro ao vencer os três jogos realizados no pavilhão Favezal.

Com todas as fichas apostadas para regressar à fina flor do basquetebol moçambicano, o Sporting de Quelimane teve de suar às estopinhas para vencer, na 1ª jornada, a combativa equipa do Município da Beira, por 77-76, num jogo marcado pelo equilíbrio!

Depois, na ronda seguinte, o Sporting de Quelimane “despachou” o Textáfrica de Chimoio, conjunto o qual venceu por 81-34.

No dia da confirmação da qualificação, o pavilhão Favezal voltou a “rebentar pelas costuras”. Com o apoio do público, o Sporting de Quelimane evidenciou, no jogo contra o Instituto Politécnico de Tete, maior clarividência ofensiva no primeiro quarto. Pio e Augusto Matos criaram desequilibraram na quadra, conduzindo os donos da casa a um parcial de 22-13. No segundo quarto, o Instituto Politécnico de Tete ajustou-se defensivamente e condicionou o Sporting de Quelimane que bloqueou, a ponto de não sair da marca dos 22 pontos até ao meio desta etapa. Mas, depois, a equipa da casa melhorou ofensivamente e saiu a vencer por 37-26.

Com a entrada do extremo  Augusto Matos, no terceiro  quarto, o Sporting de Quelimane melhorou a sua pontuação. Aliás, “Gordo” provou o porquê de ser um dos notáveis pontuadores do basquetebol nacional e foi determinante para que o Sporting fugisse no resultado: 57-32.

No derradeiro quarto,  o Instituto Politécnico de Tete não teve capacidade para ir buscar o resultado, tendo perdido por 67-48. Seis anos depois, Quelimane confirmava a presença na Liga Moçambicana de Basquetebol. Na classificação  geral,  o Sporting de Quelimane ficou em primeiro, seguido do Conselho Municipal da Beira, o Instituto Politécnico de Tete  e finalmente o Textáfrica de Chimoio.

Na zona sul, a A Politécnica confirmou, em Inhambane, o regresso à Liga Moçambicana de Basquetebol depois de ter sido despromovida ano passado. O conjunto orientado pelo “coach” José Macuácua terminou na primeira posição na “poule” de apuramento da zona sul à Liga Moçambicana de Basquetebol com quatro pontos, resultantes de duas vitórias em igual número de jogos! Na estreia, os “politécnicos” derrotaram a União Desportiva de Boane por 101-42. Na 3ª jornada (ficou de fora na 2ª ronda devido ao número ímpar de equipas), a A Politécnica aplicou “chapa 100” a Escola Superior de Hotelaria e Turismo: 100-53.

Na “poule” de apuramento da zona norte, o destaque vai para o Ferroviário de Nampula que

Já em femininos, a Lázio de Maputo confirmou a sua supremacia na “poule” de apuramento à Liga SASOL ao vencer os dois jogos diante da Escola Superior de Hotelaria e Turismo. Primeiro, a equipa de Maputo venceu 73-47 e, no segundo embate, nova vitória desta feita por 87-43.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos