Encontrados que foram os representantes das três regiões do país que vão disputar os quartos-de-final da Taça de Moçambique, já há data para a realização do sorteio da fase nacional. A Federação moçambicana de Futebol marcou para o dia 27 de junho corrente o sorteio que vai definir os cruzamentos dos quartos-de-final e das meias-finais, que por sua vez vai definir os finalistas desta que é a segunda maior competição futebolística do país.
O maior destaque desta fase nacional da competição vai para duas equipas, nomeadamente a Associação Black Bulls, pela zona sul, e a Liga Desportiva de Sofala, pela zona centro, que se qualificam pela primeira vez para esta fase da prova.
A Black Bulls chega a esta fase após afastar o Ferroviário de Inhambane, por duas bolas sem resposta. Já a Liga Desportiva de Sofala teve que ir até às grandes penalidades para levar de vencida o Ferroviário de Bagamoio de Moatize, por 5-4, depois do nulo no tempo regulamentar e no prolongamento.
A estas duas equipas pode juntar-se o Baía de Pemba, caso vença o Ferroviário de Nacala na finalíssima da zona norte, que vai encontrar o representante daquela região do país, na fase nacional, uma vez que também seria a primeira vez a chegar à fase nacional.
TRÊS VENCEDORES E DOIS FINALISTAS NA FASE NACIONAL
Dos qualificados aos quartos-de-final da Taça de Moçambique, destaque para quatro equipas que já conquistaram a prova.
O Ferroviário de Maputo é a que mais títulos tem, dos que ficaram em prova, com cinco títulos conquistados, atrás somente do Costa do Sol (13), equipa que afastou na fase regional, e o Maxaquene (8), eliminado pelo Clube de Chibuto. A última conquista dos "locomotivas" da capital foi em 2011, diante do Chingale de Tete.
Quem também já venceu a Taça de Moçambique é o Desportivo Maputo, que conta com dois títulos, conquistados em 1981 e 2006, respectivamente, sendo que a União Desportiva de Songo conquistou em 2016, naquele que foi seu primeiro título da história da colectividade.
Dos que já experimentaram disputar uma final da segunda maior competição futebolística do país, destaque para o Textáfrica de Chimoio que espreitou por três ocasiões o troféu. Primeiro perdeu, em 1983, diante do Costa do Sol (0-1), para depois perder com Maxaquene, em 2001 (1-3). Na sua última ida a final, viu o Ferroviário de Maputo levantar o canecão, em 2004, após perder por 1-5.
Já o Clube de Chibuto chegou à final da Taça em 2013, tendo perdido (0-2) diante do Ferroviário da Beira.
As outras equipas que vão a sorteio no dia 27 de Junho não tem histórico rico nesta competição que qualifica para a Taça da Cofederação (CAF), também conhecida como Taça Nelson Mandela.
Equipas qualificadas por cada região
ZONA SUL:
Ferroviário de Maputo
Desportivo Maputo
Clube de Chibuto
Ass. Black Bulls
ZONA CENTRO
União Desportiva de Songo
Textáfrica do Chimoio
Liga Desportiva de Sofala
ZONA NORTE
Baía de Pemba/Ferroviário de Nacala*
*Estas duas equipas vão disputar a finalíssima, no dia 26 de Junho, para se encontrar o representante da região norte do país