O País – A verdade como notícia

“Soluções para a poluição plástica” marcam celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente

Foto: WWF Brasil

Sob o lema “soluções para a poluição plástica”, o mundo celebra hoje, 5 de Junho, o quinquagésimo aniversário do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Em mensagem de vídeo, citado pela ONU News, o secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu a construção de um futuro mais limpo, saudável e sustentável.

“Este Dia Mundial do Meio Ambiente é um apelo ao combate à poluição por plástico. Todos os anos, mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas no mundo. Um terço é usado apenas uma vez e diariamente se despeja nos oceanos, rios e lagos uma quantidade de plástico equivalente à carga de mais de 2 mil camiões de lixo. As consequências são catastróficas”, lembrou Guterres. Os microplásticos entram nos alimentos que comemos, na água que bebemos e no ar que respiramos”, lembrou Guterres.

O plástico é feito de combustíveis fosseis. Quanto mais plástico produzirmos, mais combustíveis fosseis queimamos e mais agravamos a crise climática.
Mas, António Guterres diz que temos soluções.

“Em 2022, a comunidade internacional iniciou negociações para um acordo juridicamente vinculativo para acabar com a poluição plástica. Este é um primeiro passo promissor, ma precisamos da colaboração de todos”, disse o líder da ONU.

O mais recente relatório do programa da ONU para o meio ambiente mostra que o problema pode ser reduzido em 80% até 2040, se adoptarmos medidas imediatas de reutilização, reciclagem, reorientação e diversificação para travar o uso do plástico.

“Devemos trabalhar como uma só pessoa governos, empresas, consumidores para quebrar o nosso vício em plásticos, defender o desperdício Zero e construir uma economia verdadeiramente circular. Juntos vamos moldar um futuro mais limpo, saudável e sustentável para todas as pessoas”, apelou Guterres.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos