O número de vítimas de acidentes de viação que deram entrada no Hospital Central de Maputo aumentou de sete, no ano de 2024, para 18, em 2025, durante a transição de ano. O balanço foi feito nesta quinta-feira.
“Nós não tivemos neste ano nenhum caso de acidente colectivo, mas casos de acidentes isolados. Um total de 18 casos, comparativamente ao igual período em 2024, tivemos sete casos. Então, como podemos ver um aumento de 11 casos de vítimas de acidentes de viação”, disse Dino Lopes, diretor de Urgências do Hospital Central de Maputo.
Lopes avançou ainda que não houve nenhum caso de óbito, mas que foram registados dois casos de pessoas feridas por objectos pirotécnicos. “A nossa estatística habitual, mesmo que não seja na quadra festiva, sempre temos no topo queda, acidentes de viação e, em terceiro lugar, agressão física”, explicou.
O HCM também registou um caso de baleamento do guarda de uma empresa, que já recebeu os primeiros socorros, segundo avançou o director do serviço de emergências.

