Hoje, o candidato da Frelimo terminou a campanha de dois dias na província de Inhambane. Escalou sucessivamente seis distritos onde apresentou de forma detalhada cada elemento que compõe o manifesto eleitoral do seu partido e do seu compromisso. No comício que orientou hoje, em Maxixi falou do que pretende fazer no sector dos transportes.
Filipe Nyusi apontou o sistema Bus Rapid Transit (BRT) como a solução para melhorar o transporte público urbano. Este é um projecto que devia ter sido implementado há anos em Maputo mas devido a crise financeira e ao corte do apoio brasileiro o mesmo ficou congelado. Mas segundo explicou Filipe Nyusi, a ser implementado não só em Maputo vai permitir criar corredores específicos para transporte público o que fará com que os utentes passem a ter acesso ao transporte rápido, seguro e com poucas horas de espera.
O candidato da Frelimo acredita que a iniciativa irá revolucionar a forma como os cidadãos se movimentam dentro das cidades e vai fazer com que quem agora usa sua viatura privada possa passar a preferir usar o transporte público, o que vai ter impacto no orçamento das famílias que vivem nas cidades.
Por outro lado, Filipe Nyusi, diz que o projecto de atribuição de mil autocarros de transporte de passageiros a operadores privados deverá continuar. Nyusi diz que é altura do Estado dar espaço ao sector privado para operar o transporte de passageiros porque ficou provado que as empresas públicas não conseguem gerir adequadamente as suas frotas, o que o sector privado mostrou conseguir fazê-lo com eficácia.
No entanto reconhece que devem ser atribuídos alguns incentivos e ajustar as tarifas de modo a que não lesem os operadores, muito menos o cidadão. Outra aposta de Nyusi é continuar com a liberalização do espaço aéreo nacional permitindo a entrada de mais companhias aéreas estimulando a competitividade e concorrência na perspectiva de conferir ganhos à economia do país.
O candidato presidencial pretende por outro lado investir na melhoria do transporte fluvial onde se mostrar necessário, até porque em várias partes do país é usado pela população para se movimentar de um ponto para outro. Nyusi quer ainda capacitar o sector privado para garantir a manutenção dos equipamentos a serem adquiridos para garantir a efetivação do projecto acima mencionado.
Em termos de realizações do Governo na Maxixe, Filipe Nyusi apontou a construção do Hospital Provincial naquela cidade, mas também de outros 12 centros de saúde, a entrada em funcionamento de oito escolas secundárias, duas instituições de ensino superior e 13 pequenos sistemas de abastecimento de água o que permitiu elevar o acesso a água potável para 83% naquela cidade que é capital econômica de Inhambane.
Filipe Nyusi visitou ainda hoje o distrito de Morrumbene. Foi onde realizou o primeiro comício do dia. Naquele local falou das realizações do Governo dos últimos quatro anos, nomeadamente a construção de um sistema de abastecimento de água que tem capacidade maior que a demanda. Foram construídos outros oito pequenos sistemas públicos e outros 15 privados.
Aquele distrito assistiu a construção de três escolas secundárias, quatro centros de saúde e ao nível de produção viu o gado bovino crescer de 15 mil para 21 mil efectivos. Para Nyusi esses dados mostram o quão aquele distrito cresceu e a Frelimo é aquele tipo de semente que quando é lançada na terra germina.
Prometeu ainda asfaltar a estrada que liga a EN1 a Kambine a missão onde estudou o fundador da Frelimo, Eduardo Mondlane. E terminou o périplo por Inhambane orientando um comício em Zavala. Amanhã inicia campanha na província de Gaza onde deverá escalar oito distritos.