O País – A verdade como notícia

Sílvia Veloso: um diamante a caminho dos EUA 

É mais uma talentosa basquetebolista moçambicana que irá representar o Seward County Community College (SCCC), no estado do Texas, EUA. 
É mais um diamante que se espera venha a brilhar no SCCC, tal como aconteceu com as compatriotas que por lá passaram: Ana Flávia Azinheira – actual vice-ministra da Juventude e Desporto-, Deolinda Carmen Ngulela, Ilda Chambe, Neide Ocuane e Tamara Seda. 
Pois é: Sílvia Amadeu Veloso, extremo- base de 18 anos, segue quinta-feira para os EUA onde irá jogar e dar continuidade aos seus estudos.
Enternecedora, a ida ao basquetebol universitário norte-americano não surpreende. Nem tão pouco. Pois, na verdade, tem talento quanto sobre.
Recuemos, no tempo, para situar o prezado leitor: ano passado chamou a si o título de melhor marcadora do “Afrobasket” feminino de sub-18, prova na qual Moçambique ocupou a terceira posição ao derrotar Angola por 56-43. 
Porque determinante na armação do jogo da selecção nacional, Sílvia Amadeu Veloso contabilizou 20 pontos diante de Angola, para além de ter sido a jogadora mais utilizado com 39.5 minutos na quadra. 
Veloso, de 1.72 metros, obteve uma média de 16.3 pontos por jogo-contabilizou 98 pontos em seis jogos disputados-, tendo igualmente sido nomeada para o cinco ideal do Afrobasket feminino que teve lugar no Egipto. A sua colega de equipa no Ferroviário da Beira e na selecção nacional, a extremo-poste Ioanda Francisco, esteve igualmente no cinco ideal.
Produto do torneio de mini-básquete, Veloso começou a dar os primeiros passos na modalidade da bola ao cesto com 10 anos. 
Em 2011, teve a primeira experiência na selecção nacional ao disputar os Jogos da CPLP, em Portugal, certame no qual Moçambique ficou em quarto lugar. Isto com apenas 13 anos de idade.  
Dois anos depois, ou seja, com 15 anos fez parte da selecção nacional de basquetebol sub-16 que disputou o “Afrobasket” sub-16, em Maputo, tendo ficado com a medalha de bronze. 
Mais: fez ainda parte do “jersey” que que disputou os Jogos do SCSA, no Zimbabwe, que se saldou num segundo lugar.  
Nas duas últimas temporadas, com idade de juniores representou a equipa sénior feminina do Ferroviário da Beira, sendo que este ano ficou em terceiro lugar. 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos