O País – A verdade como notícia

Show de basquetebol com norte-americanos é já amanhã

É já este sábado que os Harlen Wizards, grupo de basquetebolistas de show da bola vão fazer o grande espectáculo alusivo a angariação de apoios às vítimas dos ciclones Idai e Kenneth, no pavilhão do Maxaquene. Os mesmos prometem um espectáculo nunca antes visto, com muitas brincadeiras, concursos de afundanços e lançamentos de triplos, para além de jogos entre os norte-americanos e os moçambicanos. “Por favor, venham para este show, vamos levar-vos aos céus, trazemos muita diversão, brincadeiras engraçadas, shows de afundanços, shows de dança e teremos óptimos momentos, então venham e divirtam-se com os mundialmente famosos Harlem Wizards”, prometeu King Arthur, um dos integrantes dos Harlen Wizards.

Esta sexta-feira, os basquetebolistas norte-americanos efectuaram dois clinics com estudantes e jogadores de palmo e meio do basquetebol em Maputo a Matola. Primeiro foi na Escola Secundária da Matola e depois na Noroeste 1, em Maputo, onde o objectivo principal era de aperfeiçoar as habilidades técnicas dos jogadores de palmo e meio da modalidade.

A defesa, tanto dentro como fora do campo, foi o dominador comum destes clinics nas escolas, onde as futuras estrelas aprenderam muito e esperam transmitir os conhecimentos aos demais. “Aprendemos que o que eles nos ensinaram não é só para nós, mas também para os outros e devemos ensinar também”, disse Sheila Faduco, da Bela Rosa. Já Argentina André, da selecção da cidade de Maputo, esta iniciativa é de louvar, uma vez que vai ajudar as petizes a evoluírem ainda mais na modalidade.

Aliás, King Arthur, um dos integrantes dos Harlens Wizards, diz que a motivação que das crianças demostram nestas formações vai ajudar a fazer crescer e a alcançar bons resultados no futuro. “Eu acho que essas meninas vão ser as melhores, porque elas estão de olhos abertos, elas querem melhorar, elas querem informações e elas querem trabalhar duro”, disse e elogiou a determinação e energia transmitida pelos moçambicanos: “Então foi bom estar aqui com estas meninas e ensinar o que sei, porque todos nós amamos o basquetebol. Veja todas estas pessoas, as crianças, a energia aqui é contagiante”.

Presente nas formações dos Harlens Wizards, a vice-ministra da Juventude e Desportos, Ana Flávia Azinheira, considerou ser uma iniciativa louvável dos basquetebolistas norte-americanos, de ajudar no crescimento das futuras estrelas da bola ao cesto. “Eles juntaram-se a esta iniciativa, aos atletas moçambicanos, para trazer este movimento de solidariedade, transmitindo valores positivos aos atletas. Mas também achamos que eles podem ajudar a capitalizar o potencial técnico destas crianças que querem ter um futuro nesta modalidade”, clarificou Ana Flávia Azinheira.

O programa de sábado e domingo dos Harlen Wizards inicia quando forem 15H00, no pavilhão do Desportivo e terá ainda a actuação de vários artistas nacionais, que vão cantar, para além de antigas glórias do basquetebol moçambicano, que vão recordar os momentos áureos da modalidade moçambicana. As actividades terão transmissão em directo na Stv, nos dois dias.
 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos