O País – A verdade como notícia

Sherise Wiliams e Alexis Tolefree reforçam Interclube no “africano” de clubes

Foto: FIBA

O Interclube irá reforçar a sua equipa com as atletas americanas Alexis Tolefree, que representa o Elitzur Holon de Israel, e Sherise Williams, poste que  joga no PINKK-Pecsi da Hungria, na Taça dos Clubes Campeões Africanos de  Basquetebol em seniores femininos, prova a decorrer de 9 a 18 de Dezembro, em Maputo. As “polícias” contam ainda com a extremo-base Rosa Gala e a poste  Cristina Matiquite, dois activos do 1.º de Agosto.

É um facto! O Interclube de Angola não vem a Maputo para passear. Vem, pelo contrário, para lutar para recuperar o título de campeão africano de basquetebol em seniores femininos, estatuto perdido em 2019 para o Ferroviário de Maputo. As polícias recrutaram, para o efeito, duas basquetebolistas americanas para darem peso nas posições 1 (base) e 5 (poste).

Alexis Tolefree, base de 24 anos e 1, 73 metros, e Sherise Williams, poste  de 29 anos e 1,88 , são as grandes apostas das actuais campeãs angolanas para conquistarem mais um troféu.

Alexis Tolefree evolui actualmente no Elitzur Holon de Israel, formação na qual já disputou três partidas. A base tem uma média de 55, 6% de aproveitamento nos lançamentos de campo (10 lançamentos concretizados em 18 tentados), 16,7% na linha de lances livres (1 lançamento concretizado em 6 tentados) e 30,4% nos tiros exteriores (7 tiros exteriores concretizados em 27 tentados).

Alexis Tolefree tem ainda um registo de 14,0 pontos por jogos, 4,7 ressaltos e 2,0 roubos de bola.

Da Hungria (Hungarian A Division), precisamente da formação do PINKK-Pecsi, chega ao Interclube Sherise Williams, poste que em 2 jogos esta época apresenta uma média de 12,5 pontos em 25:05 minutos na quadra.

Sherise Williams concretizou 10 em 23 lançamentos de campo (43/5%), 1 em 2 tiros exteriores (50%) e 2 em 5 na linha de lances livres (40%). Há ainda o registo de 7,5 ressaltos, 2,0 roubos de bola e 4,0 “turnovers”.

As duas atletas juntaram-se ao Interclube na segunda-feira, esperando-se que sejam uma grande valia para a conquista da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores femininos.

Mas os reforços do clube do Rocha Pinto não ficam por aqui. O Intreclube foi ao 1º de Agosto buscar Cristina Matiquite, poste, e Rosa Gala, extremo-base. São duas atletas valiosas que, ano passado, ajudaram o D’Agosto a conquistar o Campeonato Nacional e Taça de Angola, num conjunto que foi ainda reforçado pelas moçambicanas Onélia Peróla Mutombene e Tamara Seda.

Para atacar a prova, o Interclube conta com as já citadas Alexis Tolefree e Sherise Williams,  Edvânia Pascoal, Eduarda Gabriel, Erica Guilherme, Ana Agostinho, Cássia António, Italle Lucas, Rosa Gala, Jessica Malagi, Nadir Manuel, Joana António, Cristina Matiquite, Antónia Miguel e Luísa Tomás.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos